one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pela primeira vez Hamas atinge Jerusalém com foguete

Imagem:

Compartilhar:

ONU alerta para aumento da tensão em Jerusalém e Cisjordânia

Criado em 19/12/14 13h30
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

O coordenador especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serry, afirmou esta segunda-feira que "a esperança para solucionar o conflito entre israelenses e palestinos deve ser restaurada antes que seja tarde demais". Em pronunciamento no Conselho de Segurança, Serry disse estar preocupado com o aumento das tensões em Jerusalém e na Cisjordânia.

Ouça o áudio da matéria no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Palestina
Segundo ele, os dois lados exigem o fim do conflito apesar do "forte mal-estar sobre o processo de paz". O coordenador especial da ONU disse que a comunidade internacional não pode fugir da responsabilidade de pressionar por um acordo de paz significativo. Serry citou a tendência em alguns parlamentos europeus, como da Espanha, da França e de Portugal, que adotaram resoluções sem vinculação jurídica; reconhecendo o Estado da Palestina. 

Para o coordenador da ONU, esses são fatos importantes que servem para mostrar a crescente impaciência com a falta contínua de um progresso para alcançar uma solução de dois Estados independentes na região. ''Os governos mundiais estão sob pressão constante e cada vez maior para pôr um fim ao conflito, de uma vez por todas", alertou.

Leia mais no Portal EBC:

Brasil condena ataque a sinagoga em Jerusalém

Palestina apresenta proposta para desocupação da Cisjordânia até o fim de 2017

Resolução
Na reunião da Liga dos Estados Árabes no Cairo, ficou acordado que o grupo vai apresentar ao Conselho de Segurança, o rascunho de uma resolução determinando um prazo para a criação do Estado palestino. Serry disse que estão ocorrendo também consultas entre os membros do Conselho para apresentar uma resolução citando os parâmetros de um acordo final entre israelenses e palestinos. 

O coordenador especial da ONU declarou "que 2014 mudou o curso do conflito entre os dois lados e que o futuro está mais incerto do que nunca". Ele afirmou que israelenses e palestinos merecem mais do que estão recebendo. Serry disse que "os dois povos necessitam de esperança, esperança que eles possam ver paz e o fim do conflito no final".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário