one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sobe número de dinamarqueses que deixam o país para lutar pelo Estado Islâmico

Criado em 15/12/14 08h10 e atualizado em 15/12/14 08h37
Por Giselle Garcia Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O relatório mais recente do Serviço Dinamarquês de Segurança e Inteligência (PET, da sigla em dinamarquês) diz que o número de cidadãos que deixou o país para lutar pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque aumentou, e que, embora limitado, o risco de um ataque terrorista no país existe.

A agência elevou o tom adotado neste relatório, em relação aos anteriores. Afirmou que “a ameaça do terrorismo contra a Dinamarca é séria” e que o risco de um ataque terrorista evoluiu de “muito limitado” para “limitado”.

O relatório aumenta de 100 para 110 a estimativa de dinamarqueses que deixaram o país para se juntar às fileiras extremistas, mas a agência acredita que o número é muito maior. O relatório também estima que pelo menos 16 deles morreram em campo de batalha.

Leia também no Portal EBC:

Papa pede atuação adequada da comunidade internacional contra Estado Islâmico

Entenda a ascensão do Estado Islâmico e o conflito envolvendo o grupo no Iraque

Em entrevista à emissora pública do país, a DR, o chefe do Serviço de Inteligência, Jens Madsen, explicou que a mudança no tom do relatório foi intencional. “Mudamos a abordagem por causa dos desenvolvimentos negativos que observamos. Isso se deve particularmente ao fato de que estamos vendo continuamente pessoas deixando a Dinamarca para lutar pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque”, afirmou.

Madsen observou que muitos cidadãos dinamarqueses, filhos de imigrantes muçulmanos, resolvem se juntar ao Estado Islâmico por terem a impressão de que o Islamismo está sob ataque do Ocidente.

Esta foi a mensagem transmitida no último dia 7 de dezembro, quando membros e apoiadores do grupo extremista islâmico Hizb ut-Tahir fizeram uma manifestação em apoio à Sharia em Copenhague, capital da Dinamarca. Eles protestavam contra o que chamaram de “ataques de políticos dinamarqueses contra o Islamismo e os muçulmanos”.

Relatório do Centro Nacional Dinamarquês de Pesquisa Social (SFI, da sigla em dinamarquês) identificou 15 diferentes grupos extremistas atuando no país, a maioria em cidades como Copenhague e Aarhus.

Entre as nações ocidentais, a Dinamarca tem o segundo maior número de cidadãos que deixou o país para lutar na Síria e no Iraque, proporcionalmente ao tamanho de sua população, atrás apenas da Bélgica.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário