one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tunísia realiza neste domingo segundo turno da eleição presidencial

Criado em 21/12/14 10h52 e atualizado em 21/12/14 10h57
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O líder do partido laico Nidaa Tounès, Béji Caïd Essebsi, de 88 anos, e o atual presidente, Moncef Marzouki, de 69 anos, disputam neste domingo (21) o segundo turno das eleições presidenciais na Tunísia. Cerca de 5,3 milhões de eleitores estão habilitados para votar.

Segundo as pesquisas, Essebsi é o favorito. No primeiro turno, realizado no dia 23 de novembro, ele ficou com 39,46% e Marzouki, com 33,43%.

É a primeira vez, desde a independência, em 1956, que os tunisianos escolhem livremente o presidente do país.

A vitória de Essebsi no primeiro turno cnsolidou os resultados obtidos nas eleições legislativas pelo partido dele, uma coligação heterogênea de militantes de esquerda, sindicalistas, empresários e antigos membros do regime, unidos pela oposição aos islamitas do partido Ennahda.

Essebsi disputa a Presidência com seu histórico opositor Moncef Marzouki, que viveu anos no exílio na França e voltou à Tunísia após a revolução de 2011, sendo eleito presidente interino pela Assembleia Constituinte.

A eleição de hoje encerra o ciclo de transição política iniciado com a revolução de 2011 que depôs Zine el Abidine Ben Ali, que estava no poder há 23 anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário