one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

UE diz que novo muro começa a cair com reaproximação entre EUA e Cuba

Criado em 18/12/14 15h49 e atualizado em 18/12/14 16h04
Por Daniel Mello Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A União Europeia parabenizou o anúncio feito ontem (17) pelos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, sobre o “descongelamento” das relações entre os dois países, após 53 anos de rompimento diplomático entre os dois país. De acordo com a alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherni, “um novo muro começou a cair”.

Leia também no Portal EBC:

Papa manifesta satisfação com reaproximação entre Cuba e Estados Unidos

Entenda a retomada do diálogo entre EUA e Cuba

Federica disse que a mudança nas tensas relações entre Cuba e os Estados Unidos era muito esperada. Ela parabenizou pessoalmente o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. “A iniciativa para restabelecer relações diplomáticas, depois de mais de meio século de estranhamento, e as propostas para ampliar as possibilidades de contato e intercâmbio entre cubanos e norte-americanos são um ponto de virada histórica", salientou.

A alta-representante da UE também elogiou a postura cubana. “A reação inicial do governo cubano a estas iniciativas incentiva todos nós a ser otimistas sobre uma mudança real. Esperamos que ela abra caminho para um relançamento completo das relações EUA-Cuba, no interesse da população cubana e de seus muitos amigos nos Estados Unidos”.

Segundo Federica, a libertação do cidadão norte-americano Alan Gross, que estava preso em Cuba, e a de três cubanos detidos nos Estados Unidos, foram um grande passo para facilitar novas ações no desenvolvimento das relações entre as duas nações. “Os movimentos representam uma vitória do diálogo sobre a confrontação”, disse a representante da UE. Elae também agradeceu ao papa Francisco por sua “sabedoria e grande inspiração” no caminho do diálogo entre os líderes dos dois países.

Ao ressaltar a participação do papa Francisco no anúncio de ontem e que ainda repercute em todo o mundo, Federica informou que essa também é a abordagem feita pela UE em relação a Cuba. Lembrou que, no início do ano, a UE abriu negociações para um diálogo político e de cooperação, para favorecer maior engajamento em apoio ao processo de reforma e modernização em curso em Cuba.

“Os direitos humanos continuam no centro da política da Uniao Europeia para Cuba. A UE procura expandir relações com todas as partes da sociedade cubana, promovendo o progresso econômico e social, diálogo dinâmico e respeito reforçado pelos direitos fundamentais."

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário