one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


AirAsia: buscas à caixa-preta do avião

Imagem:

Compartilhar:

AirAsia: Exército indonésio anuncia fim das operações de busca

Criado em 27/01/15 11h26 e atualizado em 27/01/15 11h46
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Exército indonésio encerrou hoje (27) as operações, no Mar de Java, para retirada do avião da AirAsia, após várias tentativas fracassadas de recuperar a fuselagem e encontrar mais corpos. O avião caiu no mar em 28 de dezembro do ano passado.

"As nossas forças foram retiradas" da zona de busca, ao largo da Ilha do Bornéu, declarou o contra-almirante Widodo, que supervisionava as operações de busca e socorro. "Pedimos desculpa às famílias das vítimas", acrescentou.

O chefe da agência de busca e socorro indonésio, Bambang Soelistyo, afirmou que seriam mantidos alguns trabalhos. "Vamos continuar tentando corresponder às expetativas dos parentes das vítimas, mas a operação não terá grande dimensão", disse.

 

Até agora, apenas 70 corpos foram recuperados das 162 pessoas que estavam a bordo do Airbus A320-200, que fazia a ligação entre a cidade indonésia de Surabaia e Cingapura.

 

Um porta-voz do Exército indonésio, Faud Basya, indicou que a fuselagem estava destruída. "Quando tentamos levantar a fuselagem, ela se partiu. Não podemos encontrar mais corpos", declarou.

Desde sábado (24), as equipes indonésias fixaram flutuadores gigantes à fuselagem, a 30 metros de profundidade, na tentativa de emergir os destroços e recuperar corpos presos. A fuselagem flutuou durante dois minutos, mas voltou a afundar.

As caixas-pretas foram recuperadas e estão sendo analisadas pelos investigadores que deverão apresentar um relatório preliminar na quinta-feira (29). De acordo com o ministro dos Transportes indonésio, Ignasisus Jonan, o avião fez uma subida rápida, antes de cair no mar.

Um relatório preliminar da agência meteorológica da Indonésia indicou que as condições atmosféricas "desencadearam o acidente". A geada pode ter causado a queda do aparelho, que encontrou nuvens com temperaturas entre 80 e 85 graus Celsius negativos. Vários peritos, no entanto, questionaram esta hipótese, por considerarem que as informações disponíveis eram insuficientes para estabelecer, com exatidão, as causas do acidente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário