one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Alexis Tsipras pede “tempo” para fazer reformas mais profundas na Grécia

Criado em 29/01/15 16h18 e atualizado em 29/01/15 16h20
Por Da Agência Brasil Edição:Armando de Araújo Cardoso Fonte:Agência Brasil

O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu hoje (29) “tempo” para colocar em prática reformas mais profundas na Grécia. O pedido de Tsipras foi feito após encontro com o presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, que hoje visitou a capital grega.

“Estamos dispostos a iniciar reformas mais profundas, sem austeridade, mas também sem déficit”, assegurou o primeiro-ministro grego. Acrescentou que, para alcançar o objetivo, país e o novo governo helênico “precisam de tempo”.

Alexis Tsipras informou que o encontro com Schulz serviu para estabelecer nova relação de confiança entre a Grécia e instituições da União Europeia (UE). Na breve declaração conjunta, o presidente do PE afirmou que o encontro foi marcado por uma franqueza extrema, onde existiram opiniões coincidentes, mas também alguns desacordos e assuntos que requerem maior discussão.

Segundo Martin Schulz, a Grécia está disponível para discutir “com os parceiros europeus e procurar soluções sobre uma base comum”. “Vejo que está aberto ao diálogo”, revelou o representante europeu, numa referência a Tsipras. Salientou que “na Europa existem receios que a Grécia tomará medidas unilaterais”.

Schulz salientou que é muito importante que fique claro que a Grécia “vai procurar soluções de mútuo acordo com os parceiros da UE".

Em declarações aos jornalistas, o chefe do governo helênico ressaltou que o objetivo comum “é o regresso da Grécia ao crescimento dentro de uma coesão social”. “A Europa sairá da crise e será mais forte do que nunca”, disse Tsipras na breve declaração, sem direito a perguntas.

Schulz saudou o fato do novo governo helênico ter como prioridade a luta contra evasão fiscal. “A luta contra pobreza está ligada à luta contra evasão fiscal”, defendeu o presidente do PE.

Martin Schulz acrescentou que, durante o encontro de duas horas com Alexis Tsipras, foram abordados todos os temas de interesse europeu, incluindo a crise na Ucrânia.

Alexis Tsipras tomou posse como primeiro-ministro na segunda-feira (26), após a vitória do seu partido, o Syriza, nas eleições legislativas de domingo (25).

Editor Armando de Araújo Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário