one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ataques do Boko Haram na Nigéria, em maio de 2014

Imagem:

Compartilhar:

Boko Haram: entenda a trajetória do grupo terrorista nigeriano

Criado em 16/01/15 13h38 e atualizado em 23/01/15 11h42
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC*

Brasília - Na primeira semana de janeiro o grupo terrorista Boko Haram realizou um ataque que deixou cerca de 2 mil mortos na cidade de Baga, no Nordeste da Nigéria, segundo a Anistia Internacional - número que confronta a versão do exército local de 150 mortes - e foi considerado pelo exército nigeriano o maior ataque já realizado pelo grupo desde 2009.

As ONGs Humans Rights Watch e a Anistia Internacional divulgaram imagens aéreas das duas cidades, datadas de 2 de janeiro, um dia antes do ataque, e de 7 de janeiro, indicando o que a Anistia classificou como uma “devastação de proporções catastróficas”, com mais de 3,7 mil estrutras - 620 em Baga e 3.100 em Doron Baga - atingidas ou completamente destruídas. De acordo com a Human Rights Watch, 11% da cidade de Baga e 57% de Doron Baga foram destruídas, provavelmente devido a incêndio.

Imagens de satélite mostram ataque do Boko Haram na Nigéria, dizem ONGs
Imagens de satélite mostram ataque do Boko Haram na Nigéria, dizem ONGs (Anistia Internacional )

 

Mortos e refugiados

Nos últimos cinco anos, o Boko Haram causou cerca de 13 mil mortos - sendo 10 mil apenas em 2014 -  e 1,5 milhões de refugiados. Nos últimos três meses, mais de 25 mil pessoas entre moradores, deslocados e retornados receberam ajuda do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que atua em parceria com a Cruz Vermelha local para atender as vítimas do conflito. No ano anterior, 45 mil pessoas precisaram receber ajuda alimentar. Segundo o  CICV, milhares de pessoas que abandonaram suas casas no nordeste da Nigéria buscaram refúgio em Diffa no sudeste do Níger.

Novo patamar

O pesquisador em etnologia da Universidade de Göttingen, na Alemanha, Roman Loimeier considerou em entrevista à agência alemã Deutsche Welle que o grupo terrorista alcançou um novo patamar em suas ações terroristas. “Nós agora entramos em um terceiro estágio do terrorismo do Boko Haram: eles ficaram sob pressão e, de 2013 para cá, começaram a agir contra a população civil muçulmana. Estão fazendo isso para amedrontá-la e forçá-la a não colaborar com as autoridades”.

Origem

O Boko Haram foi criado em 2002 pelo clérigo muçulmano Mohammed Yusuf como uma oposição à educação ocidental com o nome de Jama'atu Ahlis Sunna Lidda'awati wal-Jihad, que significa "pessoas comprometidas com a propagação dos ensinamentos do Profeta e Jihad".

No incício, o grupo consistia em  um complexo religioso, que incluiu uma mesquita e uma escola islâmica em Maiduguri, nordeste da Nigéria.

Estado islâmico

Com o alto custo da educação no país e a resistência ao ensino ocidental na região, muitas famílias muçulmanas pobres de toda a Nigéria e de países vizinhos, matricularam seus filhos na escola. O termo "Boko Haram" significa "educação ocidental é proibida" em tradução livre. O apelido foi criado pelos moradores da região onde se localiza a escola, que promove uma versão do Islã que torna proibido (haram) para os muçulamanos participar de qualquer atividade política ou social relacionada com a sociedade ocidental.

A escola passou a servir como um centro de formação e de recrutamento de jihadistas e atuar politicamente contra as autoridades do norte da Nigéria, “com ataques direcionados a unidades policiais, bloqueios de estradas, instalações militares, instituições governamentais e prisões”, explica Loimeier, que classifica o período de 2003 a 2009 como a primeira fase do terrorismo exercido pelo grupo.

Território

A partir de 2009, o Boko Haram parte para uma estratégia militar focada na conquista de territórios com o objetivo de instaurar um estado islâmico. A estimativa é de que o grupo domine uma área de cerca de 25 mil km² onde vivem cerca de 1,5 milhão de nigerianos. “Aí tivemos uma espécide de guerra. Nesse período, [o grupo armado] também aterrorizou minorias étnicas e religiosas na conquista de territórios”, ressaltou Loimeier. A região Norte do país onde se concentram os ataques é habitada em sua maioria por muçulmanos e 72% vivem na pobreza, enquanto o sul do país é de maioria cristã e registra 27% da população vivendo na pobreza.

Yusuf, o criador do grupo, foi morto sob custódia policial em 2009, seu corpo foi exibido pela rede estatal de televisão da Nigéria e o Boko Haram declarado extinto pelas forças de segurança. Apesar do anúncio de seu término, o grupo se reagrupou em torno de um novo líder, Abubakar Shekau , intensificou sua estratégia terrorista e, a partir de 2013, passou a fazer ataques contra a população civi do país.

 

Ajuda internacional

O exército nigeriano sofreu críticas por ter supostamente saído do local e deixado a cidade entregue aos rebeldes no ataque do início deste ano e se recusar a fazer a contagem dos corpos, o que não permite precisar o número de mortos.  Para Loimeier, o exército nigeriano é o principal entrave para que o país receba ajuda internacional no combate ao Boko Haram. “As potências internacionais já se deram conta de que o exército nigeriano tem um histórico de vender suas armas para o Boko Haram. Isso tem levado a um certo desencanto com a Nigéria, mas, ao mesmo tempo, os norte-americanos, a França e Israel tem seus agentes secretos na região e acompanham de perto o que está acontecendo”.

As ações terroristas do  Boko Haram começaram a cruzar a fronteira com os Camarões e seu líder, Abubakar Shekau, ameaçou o país vizinho em uma mensagem de vídeo, o que levou o presidente camaronês, Paul Byia, a pedir ajuda internacional para combater o grupo. Já o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, criticado por não conseguir controlar a insurreição, emitiu um comunicado condenando os ataques de Paris, apesar de raramente se pronunciar sobre ataques em seu país.

* Com informações da Agência Brasil e Deustche Welle

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário