one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados 87.136 casos de dengue no país

Imagem:

Compartilhar:

Cidade da Colômbia entra em alerta diante de casos de chikungunya

Criado em 04/01/15 12h47
Por Da Agência Lusa

Autoridade da cidade de Medellin, no noroeste da Colômbia, decretaram alerta sanitário na tentativa de controlar a propagação da febre chikungunya, doença viral transmitida por mosquitos.

A decisão foi tomada depois de se terem identificados 600 casos suspeitos da doença no departamento de Antioquia, incluindo cerca de 100 detectados na capital Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.

Ouça na Rádio Nacional de Brasília: Como estão os casos de febre chikungunya no Brasil?

A febre chikungunya é doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos infectados – incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Pelo menos dez dos casos registrados em Medellín são importados.

“Temos um alerta de saúde dirigido a toda a rede hospitalar para que, perante a ocorrência de um caso, possamos intervir de imediato, fornecer mosquiteiros, providenciar o isolamento de um eventual paciente infectado com o vírus e proceder logo”, explicou o vice-presidente do município para a área da saúde, Juan Carlos Giraldo Salinas.

Leia também no Portal EBC: transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, Chikungunya assusta o país em 2014

O alerta em Medellín demonstra a rápida propagação do vírus na Colômbia, que já registra 74.566 casos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde do país. A maioria se concentra na região do Caribe, com o departamento de Bolívar, no norte, tendo identificado pelo menos 29.677 ocorrências.

O alerta foi decretado na sequência das declarações do vice-ministro da Saúde, Fernando Ruiz Gómez, que advertiu para o risco de um novo pico de contágio entre a terceira semana de janeiro e todo o mês de fevereiro. Gómez não descartou, porém, a possibilidade de o número de casos continuar a aumentar depois desse período.

Em junho de 2014, a Organização Mundial de Saúde anunciou que a febre chikungunya estava se propagando por novas regiões do globo terrestre, tendo registrado a ocorrência do vírus em quase 40 países.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário