Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Derrotar Boko Haram requer esforço internacional, diz chefe militar dos EUA

Criado em 28/01/15 08h40 e atualizado em 28/01/15 08h40
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O comandante das forças militares norte-americanas na África, general David Rodriguez, considerou, nessa terça-feira (27), em Washington, que vai ser preciso “um grande esforço internacional” para lutar contra o grupo terrorista nigeriano Boko Haram.

“Penso que vai ser preciso um grande esforço internacional e multinacional para mudar uma situação, que continua a evoluir para uma direção ruim”, afirmou o general Rodriguez, mencionando em particular o número crescente de pessoas deslocadas.

“O governo da Nigéria e os militares nigerianos vão ter de melhorar verdadeiramente as suas capacidades para responder [ao Boko Haram], e vão precisar de ajuda”, acrescentou o chefe militar. “Espero que nos deixem ajudá-los cada vez mais”.

Desde o fim de 2014, as relações entre norte-americanos e nigerianos se deterioraram. Em dezembro, a Nigéria interrompeu a formação pelos Estados Unidos de um batalhão para combater o Boko Haram.

A Embaixada da Nigéria nos Estados Unidos criticou recentemente a recusa dos norte-americanos em vender armas ao seu país. A resposta dos militares nigerianos à crise “não funcionou muito eficazmente” e em alguns casos “agravou” mesmo a situação, disse Rodriguez.

Os Estados Unidos trabalham com a Nigéria para a ajudar na construção de uma estratégia “completa, não apenas militar”, que inclua também “a economia, a educação, os cuidados médicos”, acrescentou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário