one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Espanha cria plano de prevenção contra extremistas, inclusive na internet

Criado em 30/01/15 15h44 e atualizado em 30/01/15 15h50
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O governo espanhol aprovou hoje (30) em reunião ministerial um plano estratégico nacional de luta para prevenir, entre outras atividades extremistas, a captura de jihadistas dentro e fora da Espanha e na internet.

O plano – em elaboração há dois anos – não se refere especificamente ao terrorismo islâmico, mas o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, deixou claro que, nesta primeira fase, o combate será a ameaça do jihadismo.

"Não resta dúvida de que, atualmente, a principal ameaça é o terrorismo jihadista, com atentados em diversas cidades do mundo como em 2001, em Nova Iorque e Washington; em 2002, em Bali; em 2003, em Casablanca; em 2004, em Madrid; em 2005, em Londres, entre outros, e mais recentemente, no princípio deste mês, em Paris", destacou o ministro.

Com esse plano, acrescentou Jorge Fernández, as autoridades pretendem "interromper a corrente de transmissão da radicalização", recordando que quatro em cada cinco processos de radicalização jihadista acontecem pela internet.

Ele explicou que o plano terá três linhas de atuação, um interno, o internacional e um terceiro voltado especificamente para o terrorismo na internet. O plano estará voltado, também para três áreas: a prevenção, vigilância e a atuação diante de um processo de radicalização.

O plano será coordenado pelo Ministério do Interior, que dirigirá a ação por meio do Grupo Nacional de Luta contra a Radicalização, composto por 12 ministérios, a Federação de Municípios e Províncias (Femp) e a Fundação Pluralismo e Convivência, do Ministério da Justiça.

O grupo nacional coordenará grupos locais criados em cada município. Eles serão compostos por representantes da polícia local, instâncias judiciais e autoridades municipais, centros escolares e entidades sociais.

O plano traça um sistema específico de troca de informação entre a administração local e central. Este é um "instrumento essencial", que criará "estruturas necessárias" para detectar focos de extremismo, disse Jorge Fernández Díaz.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário