one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Esquerda é favorita nas eleições legislativas da Grécia

Criado em 25/01/15 12h02 e atualizado em 25/01/15 12h05
Por Da Télam Fonte:Agência Brasil

As eleições legislativas antecipadas na Grécia começaram hoje (25), às 7h (3h no horário de Brasília), prevendo disputa acirrada entre o atual chefe de governo, o conservador Antonis Samaras, e o presidente da coalizão de esquerda Syriza, Alexis Tsipras.

Quase 10 milhões de cidadãos escolherão, de um total de 22 partidos e coligações, quem deve ultrapassar a barreira mínima de 3% para conseguir representação parlamentar.

De acordo com as últimas pesquisas, Syriza tem vantagem de três pontos sobre Nea Dimokratia, do Partido Nova Democracia, de Samaras.

Ainda que a vitória da esquerda esteja quase garantida, não está claro se o partido terá maioria absoluta para governar ou se será forçado a procurar parceiro de coligação, às custas de uma moderação política.

Tsipras anunciou que, caso seja vencedor, negociará a dívida internacional. Já Samaras acredita que a Grécia não pode causar embates com a União Europeia.

Ao mesmo tempo, vários partidos do país lutam pelo terceiro lugar, de modo a ter a possibilidade de governar com o vencedor. Lidera esta lista To Potami, partido pró-europeu, situado no centro do espectro político.

Também lutam por vagas no parlamento o partido racista e xenófobo Aurora Dourada (XA), Partido Comunista da Grécia (KKE), Movimento Socialista Pan-Helênico (PASOK), Movimento dos Socialistas Democratas (KIDISO) es Gregos Independentes (AE).

As assembleias de voto fecharão às 19h (15h no Brasil). Os primeiros resultados oficiais serão divulgados duas horas depois.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário