one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fechar Guantánamo em 2 anos será “muito difícil”, diz secretário demissionário

Criado em 26/01/15 17h52 e atualizado em 26/01/15 18h57
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O secretário norte-americano da Defesa demissionário, Chuck Hagel, afirmou hoje (26) que será “muito difícil” para os Estados Unidos conseguir fechar a prisão de Guantánamo até o fim do mandato presidencial de Barack Obama.

“Vai ser muito difícil, ainda mais se o Congresso norte-americano impuser novas restrições sobre as condições estabelecidas para libertar os 122 presos que ainda estão em Guantánamo, e sobre os países de acolhimento", indicou Hagel, em declarações à rádio pública NPR.

Nas mesmas declarações, Chuck Hagel, que apresentou a demissão da liderança do Pentágono (Departamento da Defesa) em novembro do ano passado, defendeu as decisões que adiaram o processo de libertação de alguns dos presos desta prisão militar norte-americana situada na ilha de Cuba.

“Poderá ter existido uma desaceleração”, admitiu Hagel, acrescentando que tal situação tornou-o pouco popular “junto de alguns”. “Mas, fui muito claro diante do Presidente (…) e do Congresso: se a lei me deu uma responsabilidade, estou fazendo tudo o que posso [para cumprir], porque o povo norte-americano está contando com isso”, sublinhou.

A lei exige que o secretário de Defesa norte-americano certifique-se de que a libertação de um preso não provocará uma ameaça significativa à segurança nacional. Hagel explicou que “nunca analisou um dossiê” antes que todas as agências envolvidas no processo alcançassem uma posição comum.

O secretário da Defesa demissionário disse ainda que, em algumas situações, procurou garantias suplementares antes de autorizar a libertação e a transferência dos presos. Em alguns casos, foram enviadas missões aos possíveis países de acolhimento. Chuck Hagel será substituído no cargo por Ashton Carter, nomeado pelo presidente norte-americano em dezembro passado. Carter aguarda a confirmação do Senado para assumir o cargo.

Ao longo dos dois mandatos presidenciais, Barack Obama tem afirmado por diversas vezes o seu empenho no encerramento de Guantánamo. Na semana passada, no discurso anual do Estado da União, o chefe de Estado norte-americano reiterou a promessa.

Quando Obama chegou à Casa Branca, em janeiro de 2009, a prisão de Guantánamo, que acolhe suspeitos de terrorismo, tinha mais de 240 prisioneiros. As libertações mais recentes ocorreram este mês. No dia 15 de janeiro, o Departamento de Defesa norte-americano anunciou que tinha transferido quatro presos para Omã e um quinto prisioneiro para a Estônia.

Guantánamo também esteve em destaque em janeiro, por causa da publicação de um livro do prisioneiro, Mohamudou Oul Slahi, de 44 anos. O diário denuncia atos de tortura, técnicas de interrogatório, ameaças de morte e humilhações sexuais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário