one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estas quatro alunas foram raptados por homens armados do Boko Haram, mas conseguiram fugir dos sequestradores. (Arquivo: 21/04/2014)

Imagem:

Compartilhar:

Governo brasileiro condena ataques do Boko Haram

Criado em 14/01/15 13h50
Por Alex Rodrigues Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O governo brasileiro informou que está “profundamente preocupado” com os atos de violência cometidos pelo grupo radical islâmico Boko Haram na Nigéria. Em nota divulgada hoje (14), o Ministério das Relações Exteriores disse que o governo condena os ataques que vêm vitimando grande número de civis.

“O governo brasileiro reitera seu repúdio, nos mais fortes termos, a todo e qualquer ato de terrorismo e manifesta a solidariedade fraterna do povo brasileiro ao povo irmão e ao governo da Nigéria”, declara o Itamaraty, na nota.

Leia mais notícias:

Mais de 3,2 mil nigerianos abandonaram cidade atacada pelo Boko Haram

Exército da Nigéria pede apoio na luta contra Boko Haram

Grupo Boko Haram atacou base militar e várias aldeias no Nordeste da Nigéria

Desde 2009, o Boko Haram vem atacando civis, principalmente na Região Nordeste do país. O total de mortos, feridos e deslocados pela violência do grupo é incerto, mas fontes nigerianas e a imprensa local falam em pelo menos 2 mil mortos apenas nos ataques a Baga dos últimos dias - mesmo número citado pelo Itamaraty na nota de hoje. Segundo a Agência Nacional de Gestão de Emergência (Nema) da Nigéria, mais de 3,2 mil pessoas já abandonaram Baga, fugindo aos recentes ataques. Essas pessoas estão refugiadas em 11 acampamentos sob os cuidados da Nema.

Jornais nigerianos mencionam mais de 800 mil deslocados pelos ataques do Boko Haram nos últimos anos.  Além de matar e expulsar parte dos moradores de pequenos vilarejos e cidades desguarnecidas, os integrantes do grupo radical são acusados de sequestrar jovens com o objetivo de recrutá-los e utilizá-los em novos ataques. Na véspera do Ano-Novo, 40 crianças e adolescentes do sexo masculino foram sequestrados de uma aldeia. A organização humanitária Anistia Internacional classificou a ação do Boko Haram como o “massacre mais mortal já feito pelo grupo armado islamita em um longo histórico de ataques hediondos”.

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário