one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagens de satélite mostram ataque do Boko Haram na Nigéria, dizem ONGs

Imagem:

Compartilhar:

Imagens de satélite mostram ataque do Boko Haram na Nigéria, dizem ONGs

Criado em 15/01/15 13h41
Por Agência Lusa

Duas organizações internacionais de direitos humanos divulgaram hoje (15) imagens de satélite que apontam a destruição de duas cidades nigerianas atribuída ao grupo islâmico radical Boko Haram, no que poderá ser o pior ataque dos fundamentalistas em seis anos de conflito.

Leia mais notícias:

Exército da Nigéria pede apoio na luta contra Boko Haram

Menina de 10 anos é suspeita de ataque suicida na Nigéria

A Anistia Internacional e a Human Rights Watch divulgaram em separado imagens de Baga e de Doron Baga, nas margens do Lago Chade, no estado de Borno, no Nordeste da Nigéria.

A Anistia manifestou receio de que centenas de pessoas tenham sido mortas no ataque, no início do mês, adiantando que a operação dos radicais teve como alvo civis que ajudavam o Exército e incluiu a morte de uma mulher em trabalho de parto.

O Exército da Nigéria relatou que 150 pessoas morreram, classificando de “sensacionalistas” as informações de que cerca de 2 mil civis podem ter sido mortos.

A Human Rights Watch indicou que não se conhece o número exato de mortos, citando um morador: “Ninguém ficou para trás para contar os corpos”.

A Anistia divulgou imagens aéreas das duas cidades, datadas de 2 de janeiro, um dia antes do ataque, e de 7 de janeiro, indicando que sugerem uma “devastação de proporções catastróficas”, com mais de 3,7 mil estruturas – 620 em Baga e 3.100 em Doron Baga – atingidas ou completamente destruídas.

De acordo com a Human Rights Watch, 11% da cidade de Baga e 57% de Doron Baga foram destruídas, provavelmente devido a incêndio.

Pelo menos 16 localidades nos arredores de Baga foram incendiadas e pelo menos 20 mil pessoas fugiram, segundo responsáveis locais.

Uma força multinacional com tropas da Nigéria, do Níger e do Chade tem feito operações contra o Boko Haram, que causou cerca de 13 mil mortos e 1,5 milhão de deslocados desde 2009.

Os radicais pretendem instaurar um estado islâmico no Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do Sul, de maioria cristã.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário