one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em Orleans, mais de 22 mil pessoas foram às ruas em homenagem às vítimas do atentado contra o jornal Charlie Hebdo, segundo uma fonte policial, em uma caminhada que contou igualmente com a participação de várias personalidades políticas da cidade

Imagem:

Compartilhar:

Na véspera de manifestação por liberdade, franceses homenageiam vítimas de ataques

Criado em 10/01/15 13h16
Por Portal EBC*

Marcha em homenagem às vítimas do atentado contra a Charlie Hebdo em Orléans
Em Orleans, mais de 22 mil pessoas foram às ruas em homenagem às vítimas do atentado contra o jornal Charlie Hebdo, segundo uma fonte policial, em uma caminhada que contou igualmente com a participação de várias personalidades políticas da cidade (Foto: © Jean Puyo / Mairie D

Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se hoje em várias cidades francesas em homenagem às vítimas dos ataques ocorridos nos últimos dias em Paris. Em Pau, no sudoeste do país, pelo menos 30 mil pessoas reuniram-se numa marcha silenciosa, num “grande movimento popular”, segundo o presidente de câmara, François Bayrou.

Também em Orléans, mais de 22 mil pessoas foram às ruas em homenagem às vítimas do atentado contra o jornal Charlie Hebdo, segundo uma fonte policial, em uma caminhada que contou igualmente com a participação de várias personalidades políticas da cidade. Em Nice, que conta com cerca de 350 mil habitantes, foram pelo menos 23 mil os manifestantes contabilizados pela polícia local.

As homenagens antecedem uma grande manifestação marcada este domingo (11), em Paris, que contará com a presença de vários líderes europeus e mundiais. Neste sábado (10), o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apelou a que não se baixe a guarda contra o terrorismo, pregando a necessidade de ser “implacável com os inimigos da liberdade”. Sobre os autores dos vários atentados registados esta semana em Paris, o chefe do governo francês lembrou que atacaram os valores da República e símbolos de França como a liberdade de expressão e de opinião.

Para garantir a segurança e evitar novas ações terroristas, cerca de 500 militares vão ser distribuídos por Paris e zonas envolventes, no âmbito do plano de proteção anti-terrorista Vigipirate, anunciou hoje o Estado Maior do Exército francês, na véspera de uma manifestação na capital a favor da liberdade.

“Este reforço de 500 militares é na região que abrange Paris” e irá acontecer “em duas fases”, disse o porta-voz do Estado Maior, o coronel Gilles Jaron. Os militares que vão se juntar ao efetivo policial, num total de 1.100 homens hoje e 1.350 no domingo na região de Paris.

Dias de terror

A França registrou, desde quarta-feira, três incidentes violentos, que começaram com o atentado à sede do jornal Charlie Hebdo, em Paris, provocando 12 mortes - 10 jornalistas e cartunistas e dois polícias e deixando 11 feridos. Os dois suspeitos, os irmãos Said Kouachi e Cherif Kouachi, de 32 e 34 anos, foram mortos nesta sexta-feira (9), durante o ataque de forças de elite francesas a uma gráfica, em Dammartin-en-Goële, nos arredores da cidade, onde fizeram reféns.

Na quinta-feira, foi morta uma agente da polícia municipal, a sul de Paris, e fontes policiais estabeleceram já “uma conexão” entre os dois "jihadistas" suspeitos do atentado ao Charlie Hebdo e o suposto assassino. Na sexta-feira, pelo menos quatro pessoas foram mortas em um mercado 'kosher' (judaico) do leste de Paris durante um sequestro, incluindo o sequestrador, Amedy Coulibaly, morto durante a operação policial. 

 

*com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário