one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hoje é o dia internacional em memória das vítimas do Holocausto

Imagem:

Compartilhar:

Sobreviventes e representantes internacionais lembram libertação de Auschwitz

Criado em 27/01/15 08h51 e atualizado em 27/01/15 09h30
Por Agência Lusa Edição:Graça Adjuto

Trezentos sobreviventes do antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau participam hoje (27) das comemorações do 70º aniversário da libertação do campo de concentração, data que lembra o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A maioria dos sobreviventes de Auschwitz tem mais de 90 anos.

Além dos sobreviventes, representantes de mais de 40 países confirmaram presença nas cerimônias.

O nome de Portugal irá figurar em uma placa, descerrada durante as cerimônias, em que vão constar os vários países que apoiam a preservação das instalações do antigo campo de concentração e de extermínio.

Até há poucos dias, a lista de presença nas cerimônias, divulgada pelo Museu de Auschwitz-Birkenau, indicava 11 chefes de Estado europeus, entre eles os da Alemanha, França, Polônia, Áustria e Ucrânia.

A ausência do presidente russo, Vladimir Putin, marca os preparativos das comemorações que assinalam a chegada, em 1945, das tropas soviéticas ao complexo nazista. O Kremlin lamentou que Putin não tenha recebido um “convite oficial” para as cerimônias, tendo posteriormente confirmado que a Rússia estará representada pelo chefe da administração presidencial, Serguei Ivanov.

O evento conta também com os reis da Bélgica (Felipe e Matilde) e da Holanda (Guilherme Alexandre e Máxima).

Os Estados Unidos estarão representados pelo secretário do Tesouro, Jack Lew, e o Vaticano pelo cardeal polonês Stanis aw Dziwisz, que foi secretário pessoal do Papa João Paulo II durante 39 anos.

O campo Auschwitz-Birkenau foi construído pelas forças alemãs em 1940 para ser um lugar de encarceramento de cidadãos poloneses. A partir de 1942, o local transformou-se no complexo principal da política de extermínio do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre 1940 e 1945, mais de 1,1 milhão de pessoas morreram no local, a maioria judeus, mas também poloneses ciganos e prisioneiros de guerra soviéticos.

Os nazistas iniciaram o processo de evacuação de Auschwitz em 17 de janeiro de 1945, quando estariam no campo de concentração cerca de 56 mil prisioneiros. Entre 9 mil e 15 mil pessoas morreram durante as Marchas da Morte da evacuação.

Dez dias depois, o complexo de concentração e de extermínio de Auschwitz-Birkenau, no Sul da Polônia (a cerca de 60 quilômetros de Cracóvia), foi libertado pelas forças do Exército Vermelho, da ex-União Soviética.

O Museu de Auschwitz-Birkenau foi aberto em 1947 nas instalações do antigo campo de concentração, que foi declarado Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1979, passando a ser um dos principais símbolos do Holocausto em todo o mundo.

Atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam anualmente o museu.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário