one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Testemunhas acusam Boko Haram pelo rapto de 40 rapazes na Nigéria

Criado em 03/01/15 15h40 e atualizado em 03/01/15 16h17
Por Agência Lusa

Homens armados do grupo radical islâmico Boko Haram raptaram 40 rapazes de uma remota aldeia do estado de Borno, no nordeste da Nigéria, na véspera do Ano Novo, revelaram na noite de sexta-feira (2)  habitantes que fugiram da localidade.

Segundo os relatos, dezenas de militantes do Boko Haram teriam atacado a aldeia de Malari e levado as crianças e jovens do sexo masculino com idades entre os 10 e os 23 anos para a floresta de Sambisa, nas proximidades, onde se acredita estar localizada uma das principais bases dos islamitas.

Leia também:

Enfermeira britânica contaminada por ebola está em estado crítico

Balsa que pegou fogo no Mar Adriático chega a porto italiano

AirAsia: Indonésia promete investigação após descoberta de partes do avião

Os fatos teriam ocorrido na última quarta-feira (31), mas as notícias surgiram apenas na sexta-feira à noite, dois dias mais tarde, quando moradores que fugiram da aldeia chegaram à capital do estado de Maiduguri.

“Eles chegaram armados, em carros pick-up, e reuniram todos os homens ao redor da casa do chefe da aldeia, onde pregaram para nós, antes de separarem 40 dos nossos meninos, que levaram”, disse à AFP Muhammad Bulama.

A aldeia de Malari fica a 20 km da floresta Sambisa e perto da cidade de Gwoza, que os militantes ocuparam em junho, declarando-a como parte do seu califado.

“Os meus dois filhos e três sobrinhos estavam entre os que foram levados pelos homens armados do Boko Haram e acreditamos que eles foram busca-los para os usarem como recrutas", disse Muhammad.

Alaramma Babagoni, que fugiu da aldeia vizinha de Mulgwi, afirmou que quando souberam do sequestro de 40 meninos em Malari pelo Boko Haram “decidiram deixar”, porque poderiam “ser o próximo alvo".

O serviço militar em Maiduguri não comentou o incidente.

O Boko Haram ainda mantém em cativeiro mais de 200 alunas raptadas de uma escola em Chibok, no estado de Borno, em abril passado.

Estima-se que os islamitas tenham sob o seu controle grandes parcelas do território do Borno, bem como várias cidades e vilas em dois outros estados do Nordeste, Adamawa e Yobe.

Em cinco anos, o levante do Boko Haram na Nigéria já custou mais de 13.000 vidas; dezenas de pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram sequestradas pelos islamitas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário