one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tóquio e Amã estreitam colaboração para libertar reféns do Estado Islâmico

Criado em 27/01/15 09h09 e atualizado em 27/01/15 09h17
Por Agência Lusa

O Japão continua a intensificar a colaboração com a Jordânia para a libertação de Kenji Goto, o jornalista japonês que é refém do Estado Islâmico. "Há desenvolvimentos na colaboração com a Jordânia", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Yasuhide Nakayama, em declarações transmitidas pela emissora pública NHK.

Nakayama, que lidera uma equipe especial em Amã para gerir a crise dos reféns, acrescentou que os dois países partilham o objetivo de libertar também o piloto jordaniano Muaz Kasasbeh, refém do Estado Islâmico desde dezembro. Segundo ele, Tóquio e Amã devem trabalhar em conjunto para resgatar tanto Goto como Kasasbeh.

Em gravação divulgada na internet no fim de semana, o grupo jihadista pediu a libertação da extremista Sajida Al Rishawi, condenada à morte na Jordânia por tentativa de atentado, em troca da libertação do jornalista japonês.

O diário Jordan Times afirmou na segunda-feira (26) que o Estado Islâmico propôs uma troca dois mais dois: que consiste na libertação do piloto e do jornalista em troca de Sajida e de outro jihadista condenado em 2008 pelas autoridades jordanianas.

A possibilidade de uma troca, que Tóquio e Amã ponderam com cautela há vários dias, foi rejeitada publicamente pelos Estados Unidos, aliados do Japão e da Jordânia.

O porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, disse em uma coletiva de imprensa, que a troca "entraria dentro da mesma categoria" que pagar por um resgate e que supõe aceitar as exigências de um grupo terrorista.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário