one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil e Alemanha acertam visita de Merkel e reuniões com Dilma em agosto

Criado em 13/02/15 14h32 e atualizado em 13/02/15 14h52
Por Pedro Peduzzi Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

 

 

Dilma Rousseff e Angela Merkel
Creative Commons - CC BY 3.0 - Dilma Rousseff e Angela Merkel (Foto: Marcelo Camargo/ ABr)

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitará o Brasil em agosto para se reunir, nos dias 19 e 20, com a presidenta Dilma Rousseff. A confirmação da data foi feita hoje (13), durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier ao Itamaraty, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

No encontro, os ministros acertaram os preparativos para a reunião das duas governantes, na abertura da primeira reunião das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha.

“A visita da delegação alemã é importante para avançarmos nas relações de comércio, de investimentos e de cooperação entre pequenas e médias empresas dos setores de ciência, tecnologia e educação”, disse Vieira durante coletiva de imprensa. Ele lembrou que os dois países possuem “laços antigos e densos”, com grandes investimentos de origem alemã ajudando o desenvolvimento brasileiro. Segundo Vieira, há atualmente cerca de 1.600 empresas alemãs atuando no Brasil. “São Paulo é a maior cidade industrial alemã fora da Alemanha”, disse o ministro brasileiro.

Desde 2012, a Alemanha é o principal parceiro do Brasil na Europa. É também o quarto parceiro comercial do Brasil no mundo. "Precisamos aumentar isso para o bem das nossas economias”, disse o ministro brasileiro ao destacar a estratégia brasileira de ampliar a pauta de exportações de produtos brasileiros com maior valor agregado.

Pouco antes da coletiva, Steinmeier e Vieira assinaram um memorando de entendimento que possibilitará a concessão de vistos de férias-trabalho para que cidadãos dos dois países possam ter, no outro país, uma experiência profissional remunerada. Dessa forma, os dois governos buscam possibilitar a troca de experiências e de conhecimentos entre brasileiros e alemães, tanto no campo profissional como cultural.

O ministro alemão aproveitou o confronto entre os dois países durante a Copa do Mundo – quando o Brasil foi eliminado da final após uma derrota por 7 a 1 para o time alemão – para mostrar o quão forte é a parceria entre os dois países. “Apesar do confronto desportivo, vejo com alegria que ele não lançou problemas sobre relações bilaterais”, disse Steinmeier pouco antes de lembrar: “se olharmos para os confrontos anteriores, vemos que o Brasil ainda tem larga vantagem sobre a Alemanha”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário