one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

EUA negam negociar retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo

Criado em 27/02/15 17h15 e atualizado em 27/02/15 17h17
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil


O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, advertiu hoje (27) que os Estados Unidos e Cuba, que hoje iniciaram uma segunda rodada de negociações diplomáticas, não estão debatendo a eventual saída de Havana da lista de países patrocinadores do terrorismo. “As negociações em curso visam regular a questão do restabelecimento das relações diplomáticas”, afirmou John Kerry, em declarações à imprensa.

“A classificação de Estados que apóiam o terrorismo é um assunto distinto. Não é uma negociação. É uma avaliação que prossegue de forma separada”, argumentou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos.

Cuba reclama ser retirada desta “lista negra” do Departamento de Estado norte-americano. Havana figura nesta lista desde 1982, ao lado de países como o Irã, a Síria e o Sudão.

No dia em que anunciou o processo de restabelecimento das relações diplomáticas com Havana, em 17 de dezembro do ano passado, o Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que ia fazer avançar esta matéria.

Os governos dos Estados Unidos e de Cuba regressaram hoje à mesa das negociações para debater a aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961.

Depois de um primeiro encontro em Havana, em janeiro, a segunda rodada de negociações acontece hoje, no Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

Tal como aconteceu na capital cubana, a delegação norte-americana é chefiada pela secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e a equipe cubana por Josefina Vidal, diretora-geral para os EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário