one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fábrica produz camisinha com látex sustentável no Acre

Imagem:

Compartilhar:

Falta de preservativos na Venezuela afeta programas de prevenção da Aids

Criado em 06/02/15 15h05 e atualizado em 06/02/15 16h57
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A escassez de preservativos afeta os programas de prevenção da Aids na Venezuela e poderá comprometer as metas do milênio de combate à epidemia e à gravidez precoce, conforme alertou hoje o presidente da organização não-governamental Stop VIH, Jonhatan Rodríguez.

"Sem um preservativo, não podemos fazer nada (…) A Venezuela apresentou o terceiro maior índice de infeções de HIV por habitante da América do Sul, segundo dados da Organização das Nações Unidas em relatório correspondente a 2013. O país também tem uma das mais altas taxas de gravidez em adolescentes do continente", disse.

De acordo com Jonhatan Rodríguez, a falta de preservativos afeta as campanhas oficiais e particulares de prevenção ao contágio da doença, porque impedem que seja colocada em prática uma das recomendações mais importantes, a da prevenção.

Para ajudar jovens a saber mais sobre o vírus da Aids e prevenir novas infeções, a StopVIH trabalha na elaboração de um aplicativo para smartphones, que estará disponível em breve e gratuitamente para os sistemas Android, RIM (Blackberry) e Windows.

"O aplicativo permitirá que nossa contribuição à sociedade continue crescendo”, informou Rodríguez. Acrescentou que o aplicativo é desenvolvido pela própria ONG, com ajuda de profissionais de informática.

Os preservativos desapareceram das prateleiras de farmácias e demais estabelecimentos comerciais do país desde o fim de 2014. A principal queixa das empresas é a dificuldade de acesso a dólares para procedimentos de importação.

O problema é consequência do sistema de controle cambial em vigor, que impede a livre compra de moeda estrangeira no país, sendo necessário recorrer ao Estado para obter as autorizações.

Diante da situação, a Stop VIH apelou ao Ministério de Saúde venezuelano para agilizar os procedimentos, de modo que as empresas consigam importar preservativos e "abastecer urgentemente as farmácias e os programas de prevenção de infeções por transmissão sexual".

Na Venezuela, é cada vez mais difícil conseguir produtos essenciais como alguns medicamentos, leite, óleo, café, açúcar, margarina, papel higiênico ou outros produtos básicos de higiene. Diariamente, os supermercados registram filas de clientes à procura de produtos, que, muitas vezes, são levados antes de chegar às prateleiras.

Alguns cidadãos recorrem frequentemente a aplicativos de smartphones para saber onde chegam produtos escassos e para avisar amigos de sua existência em determinado local. Para conseguí-los, os venezuelanos perdem horas diárias em filas de diferentes estabelecimentos comerciais

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário