one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Japão impede fotógrafo de viajar à Síria para proteger a sua vida

Criado em 08/02/15 11h57 e atualizado em 08/02/15 12h50
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O governo japonês confiscou o passaporte de um fotógrafo que estava prestes a viajar para a Síria a fim de cobrir o conflito civil no país. A explicação dada é que foi a forma de “proteger a sua vida”, informou hoje a imprensa japonesa. As autoridades nipônicas tomaram a decisão após o rapto e execução de dois japoneses pelo grupo “jihadista” Estado Islâmico, que ameaça matar cidadãos japoneses “onde quer que estejam”.

Esta é a primeira vez que o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês retira, por motivos de segurança, o passaporte a um cidadão que estava prestes a viajar para o exterior, disseram fontes governamentais à agência Kyodo. O fotógrafo freelancer Yuichi Sugimoto criticou a medida, por considerar que “viola a liberdade de expressão”.

O ministério explicou que aplicou as regras que preveem a retirada do passaporte a um cidadão “para impedir que viaje, com o objetivo de proteger a sua vida”. As autoridades tomaram conhecimento da intenção de Sugimoto de viajar para a Síria na sequência de uma entrevista do fotógrafo na imprensa japonesa, e decidiram confiscar o seu passaporte depois de o profissional ter se negado a cancelar os seus planos, de acordo com a estação pública de televisão NHK.

Cerca de uma semana depois do assassinato do refém japonês Haruna Yukawa, os terroristas do Estado Islâmico divulgaram, no domingo passado, um vídeo que mostra a suposta decapitação do jornalista Kenji Goto, que tinha sido sequestrado pelo grupo “jihadista” em outubro.

Após a crise dos reféns, o governo japonês anunciou o reforço das medidas de segurança no interior e no exterior do país para proteger os seus cidadãos, e recomendou que não viajem para a Síria, Iraque ou outros países.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário