one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Presidente do parlamento europeu diz que nenhum país pode comparar-se à Grécia

Criado em 01/02/15 13h37 e atualizado em 01/02/15 13h39
Por Agência Lusa

 O presidente do parlamento europeu, Martin Schulz, declarou que a Espanha ou qualquer outro país europeu não podem ser comparados com a Grécia, numa entrevista que concedeu ao jornal espanhol La Razón.

Schulz disse ainda que “é perfeitamente compreensível que os partidos populistas em toda a Europa tentem aproveitar-se ao máximo do êxito do Syriza”, mas a realidade é que “a Espanha ou qualquer país europeu não pode ser comparado com a Grécia”.

Na entrevista publicada hoje pelo jornal espanhol, Schulz referiu também a possibilidade da vitória do Syriza na Grécia favorecer partidos como o Podemos, em Espanha.

Indicou ainda que “cada país é diferente” e que a economia espanhola está a mostrar sinais de crescimento e as suas finanças estão “sob controlo”.

“Não há troika na Espanha”, afirmou, apesar de reconhecer também os problemas sociais que ainda acontecem nas classes baixa e média, citando o desemprego, que continua “inaceitavelmente alto” e os “desalojamentos forçados”, sem uma política de habitação adequada, além dos casos de corrupção.

Sobre a Grécia, afirma que, depois da visita que realizou na quinta-feira a Atenas, tem rezões para ser “moderadamente otimista” porque, apesar da situação difícil, acredita que “há espaço para um compromisso”.

Qualificou de “aberta, franca e respeitosa” a reunião que manteve com o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, com quem esteve de acordo sobre as principais preocupações: as reformas estruturais, como a luta contra a evasão fiscal e a fraude.

“A minha impressão foi que Tsipras está de acordo com o fato de ser chefe de Governo, com a responsabilidade de todo o país, é outra coisa do que ser líder de um partido da oposição. Só um compromisso permitirá alcançar resultados”, disse ainda.

O novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, inicia hoje a sua primeira ronda europeia que vai passar por Chipre, Itália e França.

Tsipras, que tomou posse como primeiro-ministro na passada segunda-feira, após a vitória nas eleições legislativas de 25 de janeiro do seu partido, o Syriza, irá encontrar-se na terça-feira em Roma com o seu homólogo italiano Matteo Renzi.

Um dia depois, na quarta-feira, o novo primeiro-ministro grego estará em Paris, onde será recebido pelo Presidente francês, François Hollande.

Antes de Roma e Paris, Alexis Tsipras passa por Chipre, que tradicionalmente é sempre a primeira deslocação oficial ao estrangeiro de um primeiro-ministro grego.

A ronda europeia de Tsipras vai ser precedida por uma passagem do ministro das Finanças grego, Ianis Varoufakis, por várias capitais europeias: Londres, Paris e Roma.

Tags:  Madrid, Grécia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário