one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A principal causa do câncer na laringe é o fumo, principalmente quando associado ao consumo de bebidas alcoólicas

Imagem: USP imagens

Compartilhar:

Tratado global sobre controle do tabaco completa 10 anos nesta sexta-feira

Criado em 27/02/15 11h39 e atualizado em 27/02/15 11h47
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

A Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde completa 10 anos nesta sexta-feira (27) da entrada em vigor.

Falando à Rádio ONU de Genebra, a chefe do Secretariado da Convenção, Vera Luiza da Costa e Silva fez um balanço do acordo na última década.

Confira áudio no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Tratado global sobre controle do tabaco completa 10 anos com alguns avanços

Legislação

"80%  dos países que se tornaram parte ou fortaleceram a sua legislação ou criaram novos procedimentos legistativos para regular os procedimentos de controle de tabaco, ou seja, proibir a publicidade, propaganda, promoção e patrocínio de produtos de tabaco, aumentar impostos e preços, promoção de ambientes livres de fumo, campanhas educativas, advertências sanitárias no maços de cigarro e nos produtos de tabaco em geral. Internacionalmente, provavelmente na maior parte dos países do mundo, fumar se tornou um ato antissocial. A gente cada vez mais vai vendo a regulamentação desses produtos de tabaco nos países. Nos países da América Latina, isso é uma coisa bastante visível."

Segundo a especialista, pesquisas recentes indicam que "dois em cada três consumidores morrem por causa do tabaco."

Ela declarou ainda que alguns países estão proibindo o fumo em carros onde viajem crianças e que um grupo de nações está se propondo a tornarem-se "sociedades livre de tabaco" com propostas de consumo em menos de 5% da população.

Vera Luiza da Costa e Silva também mencionou a expectativa de que os países ratifiquem o protocolo para eliminar o comércio ilícito de produtos de tabaco. Segundo a especialista, um em cada 10 cigarros fumados no mundo é ilegal.

Comércio Ilícito

"A importância de controlar o comércio ilegal é impedir cigarros avulsos nas ruas cujos maços não têm advertência, que têm uma possibilidade de compra, de aquisição, maior por crianças e adolescentes e consumo facilitado por populações de baixa renda."

Ela afirmou ainda que seis milhões de pessoas morrem por ano por causa de doenças relacionadas ao tabaco. A especialista disse ainda que, em média, os fumantes vivem 10 anos menos que os não-fumantes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário