one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ataques a seções de votação mata dois durante eleição na Nigéria

Criado em 28/03/15 10h58 e atualizado em 28/03/15 12h08
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Pelo menos duas pessoas morreram hoje (28) em ataques a seções de votação no Nordeste da Nigéria, atribuídos ao grupo radical islâmico Boko Haram, de acordo com residentes e um funcionário eleitoral.

Os ataques ocorreram nas aldeias de Birin Bolawa e Birin Fulani. As duas localidades ficam no distrito de Nafada, no estado de Gombe, que tem sido repetidamente atacado pelos islamitas radicais.

Urnas são abertas na Nigéria para escolher presidente e Parlamento

Homens armados mascarados chegaram a Birin Bolawa em um carro pick-up por volta das 8h30 locais (5h30 em Brasília), pouco depois do início do credenciamento dos eleitores. Um eleitor foi morto a tiro e outros fugiram em pânico.

Segundo um funcionário eleitoral, homens armados gritavam que tinham avisado para a população manter-se longe da eleição. “Atearam fogo a todos os materiais ligados às eleições, que abandonamos quando fugimos”, acrescentou.

O segundo ataque, em Birin Fulani, ocorreu por volta das 9h15 locais (6h15 em Brasília). “Mal as pessoas viram os militantes, começaram a fugir, mas os homens armados abriram fogo à mesa de votação, matando um homem”, contou um morador. Segundo ele, a população não teria ido votar se soubesse do primeiro ataque.

De acordo com o morador, os homens armados queimaram os materiais ligados à eleição. “Acreditamos que são do Boko Haram, que avisaram as pessoas para que não participassem da eleição”, disse.

Em mensagem em vídeo divulgada no mês passado, o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, disse que os militantes perturbariam as eleições, que consideram anti-islâmica. “Esta eleição não vai ocorrer, mesmo que estejamos mortos. Mesmo que não estejamos vivos, Alá não vai permitir que a realizem”, disse na ocasião.

Cerca de 68,8 milhões de nigerianos elegerão hoje o novo presidente e o Parlamento, em um ambiente de tensão devido ao risco de violência política e à ameaça de atentados islamitas.

Ao todo, 14 candidatos disputam a eleição para presidente, entre os quais se encontra pela primeira vez uma mulher. A disputa está acirrada entre o atual presidente, Goodluck Jonathan, e o ex-general Muhammadu Buhari, que comandou a Nigéria à frente de uma junta militar de 1983 a 1985.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário