one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil e Moçambique assinam acordo de estímulo a investimentos

Criado em 30/03/15 20h44 e atualizado em 30/03/15 21h11
Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Os governos brasileiro e moçambicano assinaram um acordo para facilitar os investimentos entre os dois países. O tratado promoverá o investimento recíproco com apoio governamental e com participação dos setores privados de Brasil e Moçambique. Assinado nesta segunda-feira (30), o acordo precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para ter validade.

Até a aprovação, os dois países iniciarão projetos de internacionalização, focados na cooperação industrial, por meio de um grupo de trabalho bilateral que antecipará algumas parcerias do acordo, como a diversificação da presença empresarial brasileira em Moçambique e o estímulo às exportações.

O Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) foi celebrado em Maputo, capital moçambicana, onde estiveram presentes os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Quando estiver em vigor, o ACFI inaugurará um novo modelo de parcerias para investimentos do Brasil com outros países. O objetivo é incentivar a troca de informações entre os governos e apoiar empresas em processo de internacionalização. Segundo o Itamaraty, a modalidade possibilitará mais transparência sobre oportunidades de negócios e marcos regulatórios de cada país.

O novo modelo também é estudado entre Brasil e países como África do Sul, Angola, Argélia e Marrocos. Em Moçambique, os principais projetos brasileiros envolvem as áreas de mineração, energia e construção civil. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, entre executados e previstos, os investimentos do país no parceiro somam US$ 9,5 bilhões.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário