one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O líder do partido grego Syriza, Alexis Tsipras

Imagem:

Compartilhar:

Grécia negocia apoio da Alemanha para acordo sustentável no Eurogrupo

Criado em 23/03/15 18h00 e atualizado em 23/03/15 18h15
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A chanceler alemã Angela Merkel ressaltou hoje (23) perante o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a necessidade de um acordo sobre o programa de reformas de Atenas para além das “diferenças de opinião” entre os dois governos.

“A Grécia tem de voltar a crescer economicamente e superar problemas como seu elevado desemprego, sobretudo o desemprego jovem, para levar adiante as reformas com que está comprometida”, disse a chanceler durante conferência de imprensa conjunta em Berlim, após a reunião bilateral.

Por sua vez, o primeiro-ministro grego garantiu que seu país respeitará os acordos de tratados europeus, mas “com determinadas prioridades”, e ressaltou a intenção de governar em favor da coesão social e de “ultrapassar os estereótipos”.

“Os gregos não são preguiçosos e os alemães não são responsáveis por todos os males da Grécia. Devemos trabalhar arduamente para ultrapassar estes estereótipos”, declarou Tsipras em sua primeira visita oficial a Berlim.

“É preciso evitar todos os estereótipos”, acrescentou Merkel, quando as relações entre os dois países passam por um dos momentos mais difíceis nos últimos meses, devido aos desacordos sobre as reformas a serem aplicadas na Grécia, em troca de novos empréstimos.

Neste contexto, o líder do partido da esquerda radical Syriza, que domina o governo de coligação no poder, em Atenas, também reivindicou respeito pela democracia e pelas decisões soberanas dos cidadãos gregos, e considerou ser este o caminho para garantir uma saída rápida da “crise humanitária” no país.

“Este programa não foi uma história de êxitos. Pelo contrário, teve consequências catastróficas para a nossa economia”, acrescentou o líder do Syriza, numa alusão às reformas e políticas de austeridade aplicadas na Grécia pelos seus antecessores e pelos credores internacionais (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

A dirigente alemã ressaltou, no entanto, que a decisão sobre as propostas do governo grego, que deverão ser apresentadas nos próximos dias, não compete ao seu país, mas ao conjunto dos países do Eurogrupo.

“Represento um dos 19 países da zona do euro. As decisões sobre a liquidez na Grécia afetam todos os membros do Eurogrupo, e serão adotadas após escutarmos as avaliações das três instituições envolvidas, de comum acordo”, disse a chanceler alemã.

Merkel também recordou a reunião “restrita” sobre a Grécia, à margem da recente cúpula da União Europeia, em Bruxelas, da qual participaram também o presidente francês, François Hollande, e os responsáveis da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu, do Conselho Europeu e do Eurogrupo.

Na conferência de imprensa conjunta, Tsipras reconheceu que os problemas de liquidez de seu país, a médio prazo, “são conhecidos”, e advoga uma solução política que permita uma resposta das instituições ao problema.

“Não viemos falar de um problema conhecido, mas de soluções políticas”, destacou Tsipras, antes de definir o seu encontro com Merkel como “frutífero e construtivo”.

O primeiro-ministro grego não avançou com a lista de reformas concretas que prometeu ao Eurogrupo, após o acordo de 20 de fevereiro, que implicou um prolongamento dos empréstimos financeiros até final de maio, mas confirmou a intenção de promover reformas estruturais, em particular no sistema tributário, para o tornar mais justo e combater a evasão fiscal.

Tsipras também condenou com veemência as caricaturas onde a chanceler e outros líderes alemães surgem como nazistas, e apelou para que seja ultrapassado o “passado obscuro” e evitado esse gênero de “provocações e ataques”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário