one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Merkel e Hollande relançam em Berlim eixo franco-alemão

Criado em 31/03/15 16h48 e atualizado em 31/03/15 16h50
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, unidos pela tragédia aérea nos Alpes, relançaram hoje o eixo franco-alemão na Europa, com novos projetos de cooperação bilateral nas áreas econômica e da defesa.

O 17º conselho de ministros dos dois países, que aconteceu em Berlim, ignorou as eventuais divergências sobre a situação econômica na zona do euro e emitiu mensagem de compromisso para reforço do trabalho conjunto em torno da liderança do projeto europeu e da sua política externa.

“Refiro-me com frequência à amizade franco-alemã, [que] nestes últimos dias, nestas últimas semanas, converteu-se numa irmandade franco-alemã”, referiu o chefe de Estado francês em declaração aos meios de comunicação. Ele adiantou que ainda nesta semana será possível concluir a confirmação da lista das 150 pessoas que viajavam no Airbus que despencou nos Alpes franceses.

Uma semana após o acidente da companhia aérea alemã Germanwings – filial da Lufthansa – Merkel agradeceu “de coração” o trabalho das equipes de resgate e de investigação francesas, apesar de não ter esquecido, à semelhança do líder gaulês, outros dramas recentes, como o atentado jihadista contra a revista francesa Charlie Hebdo, em janeiro.

A chanceler alemã sublinhou que os diversos desafios que França e Alemanha enfrentaram em conjunto, nos últimos três meses, estreitaram a relação bilateral.

No âmbito da política externa, sublinharam a convergência face à crise na Ucrânia, cujo primeiro-ministro, Arseni Yatseniuk, visita Berlim nesta quarta-feira (1º), e citaram também as negociações que decorreram em Lausanne (Suíça) sobre o programa nuclear iraniano.

Com os seus chefes da diplomacia, Frank-Walter Steinmeier e Laurent Fabius, na mesa das negociações, Merkel e Hollande advertiram que não pretendem qualquer acordo com o Irã, mas, antes, “um bom acordo” que garanta a renúncia, por Teerã, da fabricação de armas nucleares, e uma supervisão desse compromisso.

Na área da Defesa, as duas partes concordaram em ampliar a cooperação no campo dos satélites de observação e, com a Itália desenvolver, nos próximos anos, nova geração de aviões não tripulados (drones) europeus, de vigilância, com capacidade para municiamento com armas.

“As imagens são poder”, sublinhou o presidente francês ao assinalar a necessidade de a Europa garantir independência em um setor controlado, em grande parte, pelos Estados Unidos.

Sobre a evolução da crise na zona do euro, Merkel e Hollande informaram que a Grécia deve apresentar as reformas anunciadas para ter acesso à última parcela do empréstimo internacional, e minimizaram a viagem do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a Moscou, amanhã, ao considerarem que o destino do país está na Europa.

Para impulsionar a atividade econômica no continente e criar emprego, Hollande defendeu o aumento dos investimentos privados, quando Berlim e Paris concluíam, hoje, as iniciativas conjuntas que pretendem aplicar no âmbito do “plano Juncker” de investimentos, criado no final de 2014, que prevê mobilizar até 350 bilhões de euros (R$ 1,2 trilhão) para impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos na Europa.

Merkel e Hollande também manifestaram o desejo de concluir este ano as bases do tratado de livre comércio com os Estados Unidos, e rejeitaram a existência de concorrência desleal em matéria fiscal no interior da União Europeia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário