one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Morto líder do principal grupo terrorista da Tunísia

Criado em 29/03/15 12h36 e atualizado em 29/03/15 12h59
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O líder do principal grupo jihadista tunisiano, Abu Sakhr Lokmane, acusado de ter planejado o ataque de 18 de março contra o Museu do Bardo, foi morto ontem (28) por forças tunisianas, anunciou hoje (29) o primeiro-ministro da Tunísia, Habib Essid.

"As forças tunisianas mataram ontem à noite os elementos mais importantes da Brigada Okba Ibn Nafaa, liderada por Lokmane Abu Sakhr", disse o primeiro-ministro aos jornalistas, classificando a operação como "muito importante na campanha [da Tunísia] contra o terrorismo".

O sucesso reclamado pelas autoridades da Tunísia ocorre no dia de uma grande marcha contra o terrorismo, que juntou hoje, em Túnis, milhares de pessoas e funcionários estrangeiros de alto nível.

Abu Sakhr foi morto numa operação das forças especiais na região de Gafsa (Centro-Oeste), na qual foram mortos ao todo nove jihadistas armados.

Os homens pertenciam, supostamente, à brigada Okba Ibn Nafaa, ligada à Al Qaeda no Magrebe Islâmico, que as autoridades acreditam estar por trás do ataque de 18 de março ao Museu do Bardo, que vitimou 21 turistas e um policial – além dos dois terroristas que executaram o ataque –, apesar do mesmo ter sido reivindicado pela organização jihadista rival do Estado Islâmico.

A brigada Okba Ibn Nafaa integra, de acordo com as autoridades, dezenas de homens, entre os quais estrangeiros, especialmente mais argelinos do que tunisianos, e é acusada de ser responsável pela morte de 60 policiais e militares desde dezembro de 2012.

O grupo reivindicou o ataque do ano passado contra a casa do ministro do Interior de então, em Kasserine, cidade vizinha de Monte Chaambi, onde se encontra o principal grupo jihadista na Tunísia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário