one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Nigerianos vão às urnas em mais um dia de votação

Criado em 29/03/15 12h18 e atualizado em 29/03/15 12h27
Por Danilo Macedo Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Muitos nigerianos votam hoje (29) nas eleições gerais da Nigéria, depois de uma série de problemas técnicos registrados ontem (28) em pelo menos 300 dos 150 mil locais de votação espalhados por todo o país, o que obrigou a prorrogação das votações neste domingo (29). Embora as eleições tenham transcorrido normalmente na maioria dos locais de votação, nos quais a contagem de votos já se iniciou, a Comissão Independente Nacional Eleitoral informou que várias máquinas não conseguiram ler os cartões biométricos dos eleitores em outras sessões.

Os nigerianos estão indo às urnas para escolher o próximo presidente e o novo Parlamento. A Nigéria, umas das maiores economias e a maior população da África, tem quase 70 milhões de eleitores. Com o atraso, os resultados devem ser conhecidos apenas amanhã (30). Os locais de votação reabriram a partir das 8h (4h de Brasília).

A Nigéria tem enfrentado, há vários anos, a violência brutal do grupo extremista Boko Haram, que já matou mais de 13 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de refugiados, principalmente no Nordeste do país. Somente neste sábado, o grupo matou 39 eleitores. Cerca de 360 mil policiais fazem a segurança nas ruas das cidades nigerianas. Na última eleição, em 2011, aproximadamente 1 mil pessoas foram mortas em confrontos.

O resultado da disputa entre o atual presidente, o cristão Goodluck Jonathan, de 57 anos, e o candidato de oposição, o muçulmano Muhammadu Buhari, de 72 anos, deve ser apertado, de acordo com analistas políticos. Buhari tem o apoio de ampla aliança de oposição e, caso derrote Goodluck, será a primeira vitória da oposição desde que a Nigéria retornou à democracia, em 1999.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário