one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parlamento do Canadá aprova missão para combater Estado Islâmico na Síria

Criado em 30/03/15 23h30 e atualizado em 30/03/15 23h30
Por Iara Falcão – Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Por 142 votos a favor e 129 contra, o Parlamento do Canadá renovou, hoje (30), a missão militar canadense no Iraque por mais um ano e decidiu também pela ampliação dos bombardeios aéreos na Síria.

A oposição argumentou falta de um objetivo claro para uma intervenção em território sírio e apontou que o combate ao grupo extremista Estado Islâmico, no país, poderia ser entendido como um suporte ao regime de Bashar al-Assad. A maioria conservadora – partido do primeiro-ministro Stephen Harper – respondeu com a aprovação da proposta apresentada pelo governo na semana passada.

Com a decisão, a missão canadense que terminaria amanhã (31), será estendida até o fim de março de 2016. O Canadá continua a prestar ajuda humanitária e logística, treinar tropas e fornecer aviões para vigilância, abastecimento e ataques aéreos. Seiscentos militares das Forças Armadas canadenses – baseados no Kwait e cerca de setenta atuando no Iraque - permanecem destacados para a operação, sem incluir o combate em terra.

Antes ação militar canadense era restrita ao Iraque, país que concorda com a intervenção. Agora, a missão passa a envolver a Síria. Mas, nesse caso, o governo canadense não pretende buscar o consentimento expresso do governo sírio e, sim, a cooperação com os Estados Unidos.

“Nós não podemos ficar à margem enquanto o Estado Islâmico continua a fazer apelos ao terrorismo contra o Canadá e contra nossos aliados e parceiros. Também não podemos permitir que o Estado Islâmico se refugie na Síria”, disse o primeiro-ministro em nota divulgada após a aprovação da moção pelo Parlamento.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário