one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Problemas técnicos e ataques terroristas suspendem eleições na Nigéria

Criado em 28/03/15 13h34 e atualizado em 28/03/15 19h54
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A comissão eleitoral da Nigéria suspendeu hoje (28) as eleições presidenciais e legislativas em algumas localidades do país por problemas técnicos relacionados com o novo sistema de identificação de cartões de eleitores. A votação deve ser retomada no domingo (29).

A Comissão Eleitoral Nacional Independente do país declarou que houve dificuldades com a tecnologia dos novos cartões de eleitores biométricos em várias localidades, sem especificar um número. Os problemas levaram à suspensão do ato eleitoral nas seções afetadas.

“Em assembleias de voto onde a acreditação eleitoral foi suspensa, cumprindo as orientações existentes, serão tomadas medidas para que os eleitores possam votar no domingo”, disse o comissário Chris Yimoga a jornalistas em Abuja, capital da Nigéria.

Nesta manhã, o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, que se recandidata ao cargo, tentou votar na companhia da sua mulher, Patience. No entanto, problemas com a nova tecnologia de votação obrigaram-no a abandonar a seção de voto.

O presidente em exercício, que pretende conquistar um segundo mandato, chegou à mesa de votação em sua cidade natal, Otuoke, no sul do estado de Bayelsa, por volta das 9h20 locais (6h20 em Brasília). Ele iniciou o processo de credenciamento, mas o sistema de leitura de dados biométricos dos cartões de identificação dos eleitores aparentemente não funcionou, obrigando Goodluck Jonathan a adiar a intenção de votar.

Outro problema das eleições nigerianas são os ataques perpetrados por grupos islâmicos radicais a locais de votação, que deixaram sete mortos até agora. Os extremistas armados dispararam contra as seções eleitorais e as filas de eleitores que aguardavam a sua vez de votar.

Algumas seções eleitorais reabriram depois dos ataques, mas outras permaneceram fechadas, segundo relatos de testemunhas. Assustadas, muitas pessoas fugiram e não regressaram aos locais de votação.

Abubakar Shekau, o líder do grupo islamista Boko Haram, ameaçou no mês passado que tentaria impedir o processo eleitoral. Em vídeo publicado na rede social Twitter, ele diz considerar a eleição contrária ao Islã. “Essas eleições não vão ocorrer, mesmo que nos matem. Mesmo que já não estejamos vivos, Alá não o permitirá”, declarou ele na ocasião.

Cerca de 68,8 milhões de nigerianos devem comparecer às urnas para elegerem um novo presidente e um parlamento, num ambiente de tensão devido ao risco de violência política e à ameaça de atentados islâmicos.

Ao todo, 14 candidatos concorrem à presidência do país, entre os quais, pela primeira vez, uma candidata mulher. A disputa está acirrada entre o atual presidente, Goodluck Jonathan, e o ex-general Muhammadu Buhari, que comandou a Nigéria à frente de uma junta militar entre 1983 e 1985.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário