one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Responsável por investigação não descarta falha mecânica no Airbus

Criado em 28/03/15 12h46 e atualizado em 28/03/15 12h50
Por Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O responsável pela investigação francesa sobre o acidente com o avião da Germanwings não descarta a possibilidade de uma falha do aparelho ou outras hipóteses, apesar de a investigação se concentrar no papel e na personalidade do copiloto.

“Embora seja necessário estabelecer prioridades em uma investigação, de forma a incluir o máximo de possibilidades, não temos o direito de excluir outros cenários, incluindo a mecânica, até porque não ficou demonstrado que o aparelho não apresentava alguma dificuldade”, disse o general Jean-Pierre Michel.

Michel mudou-se para Düsseldorf para liderar a missão conjunta com a polícia alemã. Ele disse que não tem ainda todos os elementos técnicos sobre o acidente, destacando que a análise da segunda caixa-preta, se ela chegar a ser encontrada, será particularmente esclarecedora.

A análise da gravação dos sons da cabine de comando do avião da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses na terça-feira (24), concluiu que o piloto se ausentou da cabine, provavelmente para ir ao banheiro, e foi impedido de voltar a entrar pelo copiloto, que bloqueou a porta.

Nesse período, o copiloto acionou deliberadamente o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controle e os alarmes do próprio aparelho.

O avião acabou por bater em uma montanha, matando os 144 passageiros e seis tripulantes a bordo. “O avião pertencia a uma companhia alemã e transportava certo número de vítimas alemãs, por isso a polícia alemã é diretamente afetada”, disse Michel. Ele assegurou que a França vai colaborar com os trabalhos com total transparência.

Toda a informação que a França reunir, acrescentou o general, será transmitida à Alemanha e vice-versa. Segundo ele, a cooperação permitirá ajustar a investigação conjunta, com base nas informações disponíveis.

“A dificuldade está principalmente em saber a razão pela qual o avião caiu, as condições em que isso ocorreu e dar uma resposta às famílias”, disse o general, que está em Düsseldorf com dois especialistas franceses. Ele informou que permanecerá na Alemanha o tempo necessário.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário