one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tabaré Vázquez, candidato à Presidência do Uruguai

Imagem:

Compartilhar:

Tabaré Vázquez inicia terceiro governo consecutivo da Frente Ampla

Criado em 02/03/15 06h29 e atualizado em 02/03/15 09h37
Por Monica Yanakiew Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, inicia nesta segunda-feira (2) as atividades no terceiro governo consecutivo da Frente Ampla – a coligação de partidos de esquerda que ele instalou no poder em 2005, quando conquistou o primeiro mandato presidencial.

No primeiro discurso após a posse nesse domingo (1º), Tabaré lembrou que o Uruguai comemora este ano o 30º aniversário do retorno à democracia e prometeu criar uma comissão para investigar os crimes cometidos durante a ditadura militar (1973-1985).

Ele também disse que pretende rever as políticas do governo anterior para acolher refugiados políticos da guerra na Síria e prisioneiros de Guantánamo.

A cerimônia de posse de Tabaré atraiu a atenção da imprensa internacional. Era a despedia de José Pepe Mujica – o ex-guerrilheiro tupamaro que, depois de ficar 13 anos preso, conquistou fama mundial como " o presidente mais pobre do mundo": ele doava quase todo o salário a obras sociais; vivia numa chácara com a mulher e a cadela Manuela, de três patas, e dizia o que pensava, sem medir palavras.

Presidenta Dilma Rousseff durante encontro bilateral com o senhor Tabaré Vázquez, Presidente do Uruguai (Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff durante encontro bilateral com o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff despediu-se de Mujica no sábado (28), inaugurando um parque eólico construído pelos dois países e com um artigo, publicado no jornal El Pais, elogiando o homem que soube correr atrás de uma “utopia” sem perder a noção da realidade. Depois da despedida de Mujica e antes da posse de Tabaré, Dilma passou por um supermercado de Montevidéu e tirou fotos com os clientes. 

Mas o que causou furor nas redes sociais foi o registro dos carros usados pelo ex e pelo atual presidente do Uruguai. O fusca azul de 1987, que José Pepe Mujica usou para ir e voltar da posse de Tabaré, passou para a história quando um xeque quis comprá-lo e ofereceu US$ 1 milhão. Mujica se recusou a vendê-lo. Tabaré fez o percurso do Congresso até a Praça da Independência em uma caminhonete de 1951. Foi o primeiro carro que teve, que um amigo restaurou e deu de presente ele.

O grande desafio de Tabaré vai ser manter as políticas sociais que empreendeu no primeiro mandato e que prometeu continuar, em uma conjuntura econômica adversa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário