one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Três países ratificaram acordo de facilitação comercial de Bali, diz Azevêdo

Criado em 03/03/15 16h22 e atualizado em 03/03/15 16h25
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, Roberto Azevêdo, disse hoje (3) que o pacote de Bali, fechado em dezembro de 2013 na Indonésia, representou “um sopro nas velas da negociação na OMC”.

Ele destacou como positivo o desbloqueio, em novembro do ano passado, do acordo de facilitação do comércio, que integra o pacote e estava emperrado pelo impasse quanto ao programa de subsídios agrícolas da Índia. Agora, a entrada em vigor do acordo ainda depende de ratificação por dois terços dos 160 países-membros da OMC. Até o momento, segundo Azevêdo, Estados Unidos, Cingapura e Hong Kong já ratificaram.

O diretor-geral disse que é “importante ratificarmos o acordo [no Brasil] o mais rápido possível” e que as autoridades brasileiras estão trabalhando para isso. Azevêdo destacou, no entanto, que o Brasil e outros países precisam seguir trâmites burocráticos junto aos seus parlamentos para a ratificação. Para ele, é difícil prever quando todo o processo estará concluído.

“Houve um chamado da ministra do Comércio do Quênia para ver se conseguíamos atender [a ratificação] antes da conferência [10ª Conferência Ministerial da OMC, em Nairobi, em dezembro deste ano], mas é um prazo difícil de se prever”, afirmou. Ele disse também que “é difícil, mas possível” a retomada da Rodada de Doha. A OMC trabalha com um prazo até julho deste ano para terminar o programa de trabalho da conclusão da rodada. As negociações de Doha se baseiam no tripé agricultura, bens industriais e serviços. 

Azevêdo destacou também os 20 anos da OMC, criada em 1995. Segundo ele, o organismo teve grande importância em momentos como o período pós-crise financeira global em 2008, quando havia temor de um retorno ao protecionismo econômico. O diretor-geral disse ainda que o mecanismo de solução de controvérsias da OMC já arbitrou 500 disputas, envolvendo cerca de US$ 1 trilhão.

O diretor-geral da OMC falou sobre os temas em entrevista conjunta com os ministros das Relações Exteriores, Maurou Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Os três participaram de entrevista à imprensa para falar sobre as atividades de Azevêdo em visita ao Brasil. “Vim explicar o que está acontecendo e sobretudo ouvir interesses e preocupações brasileiras”, declarou Roberto Azevêdo. Antes de Brasília, ele esteve em São Paulo. Na capital federal, deve se encontrar com autoridades e representantes do setor privado.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário