one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

União Europeia e Cuba iniciam terceira rodada de negociações

Criado em 04/03/15 06h06 e atualizado em 04/03/15 08h07
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A União Europeia (UE) e Cuba iniciam hoje (4) a terceira rodada de negociações para o primeiro acordo bilateral entre Havana e os parceiros europeus, com destaque para os direitos humanos e a abertura econômica da ilha.

“Não é só a questão dos direitos humanos que é sensível, alguns assuntos econômicos também. Alcançar um acordo entre uma economia controlada pelo Estado e uma economia de mercado é difícil”, disseram fontes comunitárias.

A União Europeia e Havana, que abriram negociações em abril de 2014 com a meta de estabelecer uma relação de cooperação, devem, nesta fase, discutir com mais profundidade as relações econômicas e comerciais.

“O acordo, tal como o imaginamos, tem três grandes pilares: diálogo político, cooperação e assuntos comerciais e econômicos", acrescentaram as fontes.

A terceira rodada, que ocorre até amanhã (5) em Havana, estava inicialmente prevista para o fim de 2014, mas as autoridades cubanas pediram um adiamento.

A UE reconheceu que “a promessa, a perspectiva de uma nova relação” entre os Estados Unidos e Cuba, países que continuam as negociações para normalizar as suas relações diplomáticas, terá, “sem dúvida, influência no processo de negociação” entre Havana e Bruxelas, mas que “ainda é um pouco cedo para dizer como”.

"Desejamos aos dois o melhor, porque acreditamos firmemente que uma aproximação entre os Estados Unidos e Cuba é boa para os dois, para o Hemisfério Ocidental e para nós", destacaram as mesmas fontes comunitárias, referindo-se a "uma convergência ao nível dos interesses e das expectativas do lado cubano, europeu e americano".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário