one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Elefantes no Serengeti National Park safari na Tanzania, África

Imagem:

Compartilhar:

Banco Mundial exige ações para reduzir impacto do clima na África

Criado em 27/04/15 11h36 e atualizado em 27/04/15 12h09
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Banco Mundial exigiu hoje (27) ações imediatas e a adoção de novas abordagens dos governos africanos para reduzir o impacto das mudanças climáticas, que vai sair caro ao continente, alertou a instituição financeira em relatório publicado hoje.

Intitulado “Reforçar a Resiliência Climática das Infraestruturas na África”, o estudo do Banco Mundial foi divulgado na cúpula sobre a capacidade de resistência climática das infraestruturas na África, que ocorre na capital da Etiópia, Adis Abeba.

Em 2012, os chefes de Estado e de governo africanos criaram um programa estratégico de desenvolvimento, para resolver os problemas de infraestrutura no continente e comprometeram-se a investir na construção de barragens hidrelétricas, centrais elétricas e canais de irrigação, que estarão potencialmente vulneráveis em caso de um forte impacto das mudanças do clima.

No documento, o Banco Mundial apela aos líderes africanos para que adotem ações imediatas para reduzir os riscos das mudanças climáticas nas hidrelétricas e infraestruturas de irrigação, face às incertezas do futuro.

“As alterações climáticas exigem novas abordagens que ajudarão a tornar os investimentos em infraestrutura na África mais resistentes ao clima de incerteza do futuro. A falta de ação não é uma opção”, disse o assessor regional do Banco Mundial para a África, Jamal Saghir.

A análise dos peritos do Banco Mundial sugere que os benefícios em termos de redução de riscos podem exceder significativamente o custo de modificar planos de investimentos atuais.

Num cenário de seca, decorrente das alterações climáticas, o relatório prevê perdas de receitas da energia produzida pelas hidrelétricas até 60%, e assinala que os custos de consumo de energia podem triplicar.

Por isso, os políticos precisam de informação e ferramentas para criar planos de adaptação que respondam às suas situações específicas, dizem os peritos do Banco Mundial, citados no relatório, que apresenta medidas práticas para aumentar a resiliência na infraestrutura nos países africanos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário