one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil negocia acordo-marco de cooperação com a OCDE

Criado em 08/04/15 18h00
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores anunciou hoje (8) que o Brasil decidiu negociar um acordo-marco de cooperação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O diretor do Departamento Econômico do ministério, embaixador Paulo Estivallet, explicou que o acordo deve ser assinado até junho, e vai aprofundar e sistematizar o relacionamento com a organização, permitindo maior interação com outros países, razoavelmente desenvolvidos, sobre temas importantes para a agenda de crescimento e competitividade do governo.

“O Brasil é um país de renda intermediária, e nós achamos que a aproximação com a OCDE permitirá dar substância à estratégia do governo brasileiro de recriar as bases para um crescimento sustentável da economia com inclusão social, inovação tecnológica e preservação do meio ambiente”, disse Estivallet.

Segundo o embaixador, o país precisa encontrar o caminho para aumentar a produtividade, o que requer melhor ambiente de negócios, maior qualificação de seus trabalhadores, gastos públicos eficientes e políticas de inovação tecnológica que aumentem a competitividade da indústria no mercado internacional. “Vários desses desafios poderão ser mais facilmente superados com a cooperação internacional, inclusive com a OCDE”, disse.

O diretor do Departamento de Assuntos Financeiros e Serviços do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey, salientou que no momento o Brasil não tem interesse de aderir à OCDE como membro pleno, mas a negociação do acordo é um avanço na relação entre as partes. “Esse acordo significa uma mudança de patamar na cooperação do Brasil com a OCDE. O acordo sistematiza e organiza, mas também sinaliza para a OCDE o interesse renovado de aprofundar esse nosso relacionamento com a organização, que vem evoluindo cada vez mais”, disse ele.

Segundo o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Paulo Farah Corrêa, a cooperação deve envolver diversos ministérios do governo. Especificamente em relação à sua pasta, percebe-se uma oportunidade de avançar no diálogo com a organização nas áreas de economia digital, comitê de inovação e empreendedorismo e comitê de políticas regulatórias.

Fundada em 1961 e sediada em Paris, a OCDE tem 34 países-membros e se dedica à pesquisa e estudos para o aperfeiçoamento das políticas públicas em diversas áreas, com troca de experiências entre os países-membros e parceiros como Brasil, China, Rússia e África do Sul, buscando comparar políticas públicas com as melhores práticas internacionais.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário