one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira de Cuba

Imagem:

Compartilhar:

Cubanos votam em eleições municipais neste domingo

Criado em 19/04/15 17h02 e atualizado em 19/04/15 18h46
Por Portal EBC*

Mais de oito milhões de eleitores são esperados para comparecer às urnas para escolher os seus representantes no primeiro turno das eleições municipais, que acontecem neste domingo (19), em Cuba.

Pela primeira vez durante o regime dos Castro, a escolha dos representantes nas Assembleias Municipais do Poder Popular conta com a participação de dois opositores ao governo comunista, o advogado e jornalista independente Hildebrand Chaviano, 65 anos, e o técnico em informática Yuniel López, 26, na lista de candidatos de dois municípios de Havana, segundo a agência France Presse.

Ao fim da votação, às seis da tarde de hoje, os votos começaram a ser apurados. Espera-se que, tão logo se encerre o cômputo dos votos, o resultado seja anunciado.

O voto em Cuba é um direito e um dever cívico, mas, ao contrário do Brasil, não é obrigatório.  Em 1976, após a chamada Revolução Cubana, foram realizadas as primeiras eleições para escolha dos dirigentes para as Assembleias Municipais do Poder Popular, e, desde então, as votações têm envolvido mais de 95 por cento dos eleitores.

O segundo turno das eleições municipais está previsto para o próximo domingo (26) apenas para os lugares onde a votação requerida por um dos candidatos não tenha sido atingida. 

* Com informações da Agência France Presse e da Agência Informativa Latino Americana - Prensa Latina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário