one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente dos Estados Unidos Barack Obama

Imagem:

Compartilhar:

Diplomacia dos EUA confirma participação de Obama na Cúpula das Américas

Criado em 04/04/15 11h26 e atualizado em 04/04/15 11h39
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Presidentes de Cuba, Raúl Castro, e dos Estados Unidos, Barack Obama

Os presidentes Raul Raúl Castro e Barack Obama vão interagir, mas não devem se reunir para tratar da reabertura de embaixadas Arquivo Agência Brasil

O Departamento de Estado norte-americano confirmou hoje (4) a participação do presidente Barack Obama na reunião da Cúpula das Américas, marcada para os dias 10 e 11 de abril, na cidade do Panamá. De acordo com a diplomacia dos Estados Unidos, durante o encontro Obama deve interagir com o presidente de Cuba, Raul Castro, embora não esteja programada uma reunião bilateral.

"Ao decidir participar da reunião, o presidente Barack Obama sabia que Cuba tinha sido convidada e que haveria uma interação. Os dirigentes estarão juntos a maior parte do tempo. Haverá, portanto, um intercâmbio com Raul Castro", declarou a secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson.

Segundo ela, além do encontro bilateral com o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, nenhuma outra reunião está programada. "Portanto, não sei exatamente que tipo de interação ocorrerá", acrescentou a diplomata.

A Cúpula das Américas, com a presença de 34 chefes de Estado, assume um destaque particular por ocorrer após o anúncio histórico, em 17 de dezembro, da restauração das relações diplomáticas entre Washington e Havana, depois de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria.

Em janeiro, fevereiro e março, representantes dos dois países participaram de encontros oficiais para o restabelecimento das relações diplomáticas e reabertura das embaixadas. A intenção do governo norte-americano era reabrir a chancelaria em Havana antes da Cúpula das Américas. Cuba faria o mesmo com a embaixada nem Washington.

Entretanto, o Departamento de Estado indicou ser pouco provável que as respetivas embaixadas sejam reabertas até a realização da reunião.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário