one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

EUA podem deixar de importar petróleo e gás natural em 2020

Criado em 14/04/15 19h47 e atualizado em 14/04/15 19h55
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O governo norte-americano informou hoje (14) que, graças ao crescimento acentuado da exploração de hidrocarbonetos não convencionais, das energias renováveis e da eficiência energética, os Estados Unidos podem deixar de ser importadores líquidos de petróleo e gás natural em 2020.

Os EUA têm sido importadores líquidos desde os anos 1950. Sua dependência do petróleo tem definido a geopolítica e a evolução da economia mundial durante décadas.

“Com o crescimento da produção de petróleo e gás natural, o aumento das energias renováveis e da eficiência energética, as projeções mostram o potencial de eliminar importações líquidas entre 2020 e 2030”, disse, por meio de comunicado, Adam Sieminski, administrador da Agência de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês).

A transição para os EUA não dependentes de fontes de energia estrangeira aceleraria, em 2020, no caso de um cenário de preços altos no mercado de hidrocarbonetos.

O aumento da produção de hidrocarbonetos em jazidas não convencionais, por conta do desenvolvimento de tecnologias como a fragmentação hidráulica, reduziu progressivamente a dependência das importações dos Estados Unidos segundo relatório anual da agência sobre energia.

As estimativas indicam que os EUA poderiam converter-se em exportador líquido de petróleo em 2020, ao passo que, no caso do gás natural, esse ponto de inflexão poderia ocorrer apenas em 2017.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário