one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

OMS pede US$ 5 milhões para ajudar feridos no Nepal

Criado em 27/04/15 14h07 e atualizado em 27/04/15 16h44
Por Da Rádio ONU Fonte:Agência Brasil

Agências das Nações Unidas permanecem mobilizadas nesta segunda-feira (27)  para prestar assistência à população do Nepal, após o terremoto de 7.8 graus de magnitude na escala Richter, que causou a matou mais de 4 mil pessoas.

Em entrevista à Rádio ONU, o representante da Unesco no Nepal, Christian Manhart, explicou que muitas rodovias estão bloqueadas com entulho das construções destruídas pelo terremoto e a comunicação está bastante comprometida.

Terremoto no Nepal Abir Abdullah/EPA/Agência Lusa

OMS calcula que ao menos 5 mil pessoas foram afetadas pelo terremoto no NepalAbir Abdullah/EPA/Agência Lusa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 5 milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia. Nas primeiras horas após o terremoto de sábado (25), a OMS distribuiu medicamentos suficientes para tratar 40 mil feridos. Mas a agência da ONU precisa de US$ 5 milhões para suas operações humanitárias e está aceitando contribuições financeiras de países doadores e parceiros.

Segundo a agência, tratar os feridos continua sendo a principal necessidade na capital Katmandu. Os hospitais estão lotados de pacientes e há relatos de médicos tratando pessoas nas ruas. Fornecer medicamentos, equipamentos cirúrgicos, cuidados de saúde mental, apoio psicossocial e ajudar a população a se recuperar dos traumas causados pela tragédia são as prioridades.

A OMS também está enviando ao país uma equipe de 10 especialistas em saúde pública e resposta a desastres, em apoio aos trabalhos do governo nas áreas de epidemiologia, vigilância de saúde, logística e saúde mental.

Já o Programa Mundial de Alimentos (PMA) mobiliza estoques de comida na região e enviará um avião amanhã (28) com biscoitos energéticos e outros itens de ajuda. Equipes especializadas do PMA já estão em Katmandu ajudando na resposta ao desastre.

A agência da ONU para Refugiados (Acnur) enviou nesta segunda-feira 11 mil lonas de plástico e 4 mil lanternas solares para alguns distritos nepaleses a pedido das autoridades locais. Um avião de carga sairá de Dubai também com lonas e lanternas.

Segundo a Acnur, as lonas fornecerão abrigo para as vítimas do terremoto que perderam suas casas. Na falta de eletricidade, as lanternas solares poderão fornecer alguma luz em áreas afetadas pelo desastre e ajudar as famílias a carregar as baterias dos celulares.

O país tem mais de 21 mil refugiados do Butão, que vivem em acampamentos no Leste do país e cerca de 650 refugiados e requerentes de asilo na região de Katmandu, de acordo com a Acnur.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário