one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ONU pede à União Europeia que alargue perspectiva minimalista sobre imigração

Criado em 23/04/15 15h49 e atualizado em 23/04/15 18h10
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Os responsáveis pelas principais agências mundiais de migração, refugiados e direitos humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU), pediram hoje (23) à União Europeia (UE) que alargue a atual perspectiva minimalista em matéria de imigração.

Os representantes da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Husein, e para os Refugiados, António Guterres, e o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), William Lacy Swing, divulgaram declaração conjunta sobre a resposta europeia à crise no Mar Mediterrâneo.

Eles consideraram que a "perspectiva minimalista" da UE ficou evidente com o primeiro conjunto de medidas que o bloco comunitário anunciou, no início da semana, para responder à crise da imigração no Mediterrâneo.

As medidas da UE procuram ser uma resposta à escalada sem precedentes da saída incessante de embarcações da Líbia, com destino à Europa, que naufragam frequentemente, como o acidente que no último fim de semana causou a morte de cerca de 800 migrantes.

"[A perspetiva do] cumprimento das leis não vai resolver o problema da migração irregular, e apenas pode aumentar os riscos e abusos que sofrem os migrantes e refugiados", disseram os representantes da ONU.

António Guterres e William Swing participam das operações de socorro aos migrantes resgatados no Mediterrâneo, quando chegam a solo europeu, principalmente na Itália e na Grécia.

Para os responsáveis da ONU, a UE deve olhar "além da atual situação e trabalhar com os países de origem e trânsito para eliminar o sofrimento dos migrantes e refugiados". A solução, segundo eles, passa por aliviar os fatores que levam as pessoas a realizar travessias marítimas tão perigosas e desesperadas.

Guterres e Swing recomendaram que a ação coletiva da UE inclua, em primeiro lugar, uma operação de busca e socorro importante, proativa e com recursos suficientes para a missão de salvar vidas, e destacaram a importância de criar canais suficientes de imigração regular e segura.

Outro elemento fundamental, na opinião deles, é que a UE se comprometa a receber mais refugiados do que aqueles atualmente aceitos, para ter um verdadeiro impacto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário