one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Plano de reformas grego será analisado hoje em Paris

Criado em 18/04/15 10h27 e atualizado em 18/04/15 10h38
Por Agência Lusa Edição:Portal EBC Fonte:Agência Lusa

O plano de reformas grego vai ser discutido hoje em Paris pelo Grupo de Bruxelas. No momento, não existe qualquer perspetiva sobre decisões para desbloquear o financiamento de que Atenas necessita com urgência.

O Grupo de Bruxelas, formado pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), vai discutir com as autoridades gregas o plano de reformas que não convence os credores internacionais.

A Comissão Europeia já fez saber que “não está satisfeita” com o nível dos progressos alcançado até ao momento, acrescentando que falta um acordo a nível técnico para, “pelo menos”, conseguir dos credores a autorização para o plano de reformas que deve vir a ser apresentado na próxima reunião dos países da zona euro, agendado para sexta-feira em Riga.

Por outro lado, em Washington acontece a reunião de primavera do Banco Mundial e do FMI com a presença do ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, e os homólogos europeus assim como os líderes das instituições credoras.

Na capital norte-americana encontram-se também o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, assim como os presidentes do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem e do BCE, Mario Draghi, com quem Varoufakis se reuniu na sexta-feira.

Dijesselbloem não tem previsto qualquer encontro com o ministro grego, segundo as fontes da EFE, apesar de admitirem que possa realizar-se uma reunião à margem da cimeira.

O ministro das Finanças alemãs, Wolfgang Schauble, como Moscovici, já demonstraram uma falta de perspetivas sobre um acordo entre Atenas e os parceiros da zona euro, em Riga e que consideram pouco realista uma mudança de posições em apenas uma semana.

Schauble disse na quarta-feira em Nova Iorque que “ninguém espera que se alcance uma solução” no dia 24 de abril e Moscovici afirmou ao Financial Times que as negociações com Atenas não foram demasiado efetivas até ao momento.

Moscovici disse mesmo que a reunião decisiva vai ser, provavelmente, o encontro agendado para o dia 11 de maio em Bruxelas e não o encontro da Letónia.

Hoje, a revista alemã Der Spiegel refere que o governo grego prevê assinar com a Rússia um acordo na área da energia já na próxima semana o que pode garantir a Atenas entre três mil a cinco mil milhões de euros de pagamentos antecipados.

A publicação que cita fontes da cúpula do Syriza, partido no poder na Grécia, refere que o acordo com Moscovo vai ser assinado na terça-feira e vai permitir a Atenas liquidez a curto prazo.

Até ao momento a notícia ainda não foi comentada.

da Agência Lusa

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário