one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Protestos contra o racismo nos EUA terminam com prisões e policiais feridos

Criado em 27/04/15 06h52 e atualizado em 27/04/15 08h50
Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A polícia de Baltimore, nos Estados Unidos, prendeu 34 pessoas que participavam de protestos por causa da morte do jovem afro-americano Freddi Gray, de 25 anos, que estava sob custódia policial na cidade e morreu após sofrer lesões na coluna vertebral, no domingo (19). As circunstâncias da morte do jovem negro estão sendo investigadas. O incidente provocou uma série de protestos e manifestações da população negra local, que acusa a polícia de Baltimore de ter causado a morte do rapaz de forma violenta.

Além da prisão das pessoas, seis policiais ficaram feridos em decorrência dos confrontos de ontem (26), entre manifestantes e guardas. A maioria dos manifestantes atuava de maneira pacífica, mas, segundo a polícia, um pequeno grupo agiu com vandalismo na noite de sábado (25) e na manhã desse domingo.

Após a morte do jovem, manifestantes têm reivindicado justiça para o caso. O movimento negro nos Estados Unidos reclama de violência da polícia em alguns estados americanos na morte de outros jovens negros. Desde o ano passado, dois casos mobilizam a opinião pública pela igualdade racial no país.

O primeiro ocorreu em julho de 2014, com o assassinato do jovem afro-americano Michael Brown, de 18 anos. O policial branco que, de acordo com a promotoria e com os familiares do rapaz teria atirado no garoto, foi inocentado pela Justiça de Fergunson.

Em outro caso, o afro-americano Eric Garner, de 43 anos, foi espancado até a morte no mesmo mês em Nova York. Ele morreu estrangulado. O processo de Garner teve o julgamento adiado, segundo a Justiça, por falta de provas contra os policiais envolvidos. Familiares e defensores de direitos civis alegam que a ação da polícia foi violenta, motivada pelo racismo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário