one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rubéola é erradicada oficialmente do continente americano

Criado em 30/04/15 17h30 e atualizado em 30/04/15 18h01
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A rubéola está oficialmente erradicada do continente americano – a primeira região do mundo a eliminar a doença epidêmica viral, anunciou hoje (30) a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

"A eliminação da rubéola é uma conquista histórica, que reflete a vontade coletiva dos países do nosso continente, de trabalhar em conjunto para alcançar este objetivo ambicioso de saúde pública", disse a diretora da organização, Carissa Etienne, citada pela agência francesa AFP, em conferência de imprensa.

O último caso de de rubéola – de criança nascida com o vírus transmitido pela mãe – remonta a 2009. Mas como o vírus continua a circular em outras partes do mundo, casos isolados de infeção continuam sendo relatados por alguns países, incluindo o Canadá, a Argentina e os Estados Unidos.

O último caso de de rubéola – de criança nascida com o vírus transmitido pela mãe – remonta a 2009.  

A erradicação da transmissão de rubéola resultou de uma campanha de vacinação em massa, com cerca de 250 milhões de adolescentes e adultos imunizados em 32 países e territórios, entre 1998 e 2008. Antes disso, muitos casos de rubéola eram contabilizados anualmente na América do Sul e no Caribe, com pico de mais de 158 mil infectados em 1997.

Nos Estados Unidos, 20 mil crianças nasceram infectadas com o vírus durante a última grande epidemia de rubéola no país, em 1964 e 1965.

A rubéola pode causar várias deficiências de nascença ou afetar a saúde do feto, se a mãe contrair o vírus no início da gravidez.

"Nossa região já tinha sido a primeira do mundo a erradicar a varíola [em 1971] e a poliomielite [1994] – êxitos que mostram a eficácia da vacinação e a importância de disponibilizar as vacinas, mesmo nas áreas mais isoladas do continente", disse a diretora. "Agora é hora de enfrentar o sarampo", acrescentou.

O sarampo, mais contagioso do que a rubéola, reapareceu no continente em 2010, mais precisamente na Argentina, trazido por pessoas que tinham estado na África do Sul assistindo à Copa do Mundo de Futebol.

Nos Estados Unidos, que se declararam livres do sarampo em 2000, a infeção ressurgiu em 2008, devido a uma taxa reduzida de vacinação. No final de 2014, surgiu um caso de sarampo no Disney Park, na Califórnia. No entanro, o vírus não se propagou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário