one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, participa da COP-20, em Lima

Imagem:

Compartilhar:

Secretário-geral da ONU pede eliminação total de armas nucleares

Criado em 27/04/15 15h22 e atualizado em 27/04/15 15h23
Por Da Agência Lusa Edição:Alberto Mendonça Coura Fonte:Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lançou hoje (27) um apelo para a eliminação total das armas nucleares. Ele pediu a todos os países subscritores do Tratado de Não-Proliferação Nuclear para trabalharem arduamente e alcançarem esse objetivo.

O apelo de Ban Ki-moon foi lido na abertura da conferência de revisão do tratado, que vai até 22 de maio na sede das Nações Unidas, em Nova York. O tratado, em vigor desde 1970, é assinado por 190 países. A reunião de revisão ocorre a cada cinco anos.

No discurso de abertura, lido pelo secretário-geral adjunto Jan Eliasson, Ban Ki-moon afirmou estar muito preocupado por constatar que o processo de desarmamento perdeu força nos últimos cinco anos.

Ele lamentou a falta de progressos para a criação de uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio e os dispendiosos programas de modernização dos arsenais norte-americano e russo. “Em vez da procura de propostas para acelerar o desarmamento nuclear houve um regresso perigoso às mentalidades da Guerra Fria”, disse Ban Ki-moon, no discurso.

“Apelo aos estados signatários [do tratado] para trabalharem arduamente e de forma construtiva nas próximas semanas, de forma a alcançarem um resultado que fortaleça o tratado”, disse. Ele destacou os principais objetivos do documento, ou seja, evitar a proliferação e conseguir a eliminação das armas nucleares.

Entre os países que dispõem oficialmente ou não de uma bomba nuclear, apenas a Índia, Paquistão e Israel não são subscritores do tratado. As cinco potências nucleares signatárias do documento são: Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China. A Coreia do Norte abandonou o tratado em 2003 e, desde então, fez três ensaios nucleares.

Editor Alberto Mendonça Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário