one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

União Europeia se reúne para discutir crise migratória do Mediterrâneo

Criado em 20/04/15 13h00 e atualizado em 20/04/15 13h00
Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil * Edição:Jorge Cesar Bellez Wamburg Fonte:Agência Brasil

Os chefes de estado e de governo da União Europeia vão realizar um Conselho Europeu extraordinário na próxima quinta-feira (23), em Bruxelas, para debater as mais recentes tragédias no Mediterrâneo, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu.

“A situação no Mediterrâneo é dramática. Não pode continuar assim. Não podemos aceitar que centenas de pessoas morram ao tentar atravessar o mar rumo à Europa. É por isso que decidi convocar um Conselho Europeu extraordinário para esta quinta-feira”, afirmou Donald Tusk, em um vídeo divulgado na sua conta na rede social Twitter.

"Há desafios que só podem ser adequadamente respondidos se houver uma abordagem cooperativa, como é o caso  dos fluxos migratórios. Não posso, neste contexto, deixar de lamentar profundamente os trágicos acontecimentos deste fim de semana, que reforçam ainda mais a premência de todos trabalharmos conjuntamente numa solução para o flagelo a que temos assistido no Mar Mediterrâneo", disse  o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

Os ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) também devem se reunir ainda hoje em Luxemburgo, após a reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, para avaliar respostas para a crise migratória do Mediterrâneo. As autoridades europeias devem debater o que pode e deve ser feito para que estas catástrofes não se repitam e sobre como podem agir na Líbia para impedir que a situação política interna deixe caminho livre aos traficantes de seres humanos.

Os fluxos migratórios da África para a Europa têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. A sobrelotação e a falta de condições das embarcações levam muitas vezes à morte de centenas de pessoas. Atualmente, a guarda-costeira italiana resgata de 500 a 1.000 pessoas por dia.

Hoje (20) a chanceler alemã, Angela Merkel, cobrou respostas da Europa sobre o mais recente naufrágio de imigrantes no Mediterrâneo, que matou centenas de pessoas. “Como milhões de alemães”, Angela Merkel está chocada com o naufrágio de domingo ao largo da Líbia, em que podem ter morrido 700 pessoas, disse o porta-voz, Steffen Seibert, à imprensa em Berlim.

Ainda segundo o porta-voz, o fato de naufrágios acontecerem “com triste regularidade no Mediterrâneo” não é uma situação digna para a Europa. Ele acrescentou que um continente que tem um compromisso com a humanidade tem de encontrar respostas, mesmo quando não há respostas fáceis.

Para o governo alemão a prioridade é salvar o maior número de vidas e, a médio e longo prazo, reforçar a luta contra o tráfico de pessoas e estabilizar os países de origem dos migrantes.

* Com informações da Agência Lusa

Editor Jorge Cesar Bellez Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário