one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aperto de mãos entre palestino e israelense é aplaudido durante votação da Fifa

Criado em 29/05/15 13h09 e atualizado em 29/05/15 14h43
Por Alex Rodrigues Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Um simples aperto de mãos durante o congresso em que os delegados da Federação Internacional de Futebol (Fifa) escolhem quem vai presidir a entidade pelos próximos quatro anos desviou, por alguns instantes, a atenção mundial do escândalo de corrupção que envolve alguns dos principais dirigentes da federação.

Durante um instante, os presidentes das federações de futebol da Palestina, Jibril Rajoub, e de Israel, Ofer Eini, estiveram frente a frente e se cumprimentaram com um aperto de mãos. Devido ao conflito histórico entre árabes e judeus e às recentes críticas da federação palestina a sua similar israelense, o cumprimento chamou a atenção dos demais participantes do evento, que aplaudiram entusiasticamente o gesto dos dois dirigentes esportivos.

Até poucas horas antes, a delegação palestina pedia que, durante o congresso - que acontece em um hotel de Zurique, na Suíça -, os delegados da Fifa suspendessem Israel de competições internacionais de futebol devido às restrições à livre movimentação de atletas palestinos. Na última hora, no entanto, Rajoub retirou o pedido da pauta, alegando que, se aceito, ele traria prejuízos ao futebol.

Em compensação, o presidente da federação palestina propôs a criação de um comitê internacional responsável por monitorar a liberdade dos jogadores árabes. Colocada em votação pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter – que disputa seu quinto mandato para comandar a entidade -, a proposta foi aprovada pela maioria dos delegados.

“Trabalharemos juntos”, disse, em resposta, da tribuna do congresso, o presidente da federação de Israel pouco antes de se dirigir ao responsável palestino para o cumprimentar. Ao discursar, Eini chegou a comentar a possibilidade de arábes e palestinos trabalharem em conjunto para erradicar os problemas existentes na região e garantir condições dignas para os jogadores da região.

O 65º Congresso da Fifa acontece em meio ao escândalo que, durante a semana, levou a polícia suíça, a pedido da Justiça dos Estados Unidos, a prender oito dirigentes da Fifa, acusados de cobrar propina para negociar direitos de transmissão de eventos organizados pela Fifa e a escolha dos países-sede das duas próximas Copas do Mundo (Rússia, 2018, e Catar, 2022). Entre os investigados presos na última quarta-feira (27), está o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. Entre os vários campeonatos em cuja organização o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirma ter encontrado indícios de irregularidade está a Copa do Brasil - campeonato organizado pela CBF e disputado entre clubes de todo o país.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário