one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter

Imagem:

Criado em 29/05/15 09h16 e atualizado em 29/05/15 09h23
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

A Assembleia Geral da ONU adotou por consenso nesta quinta-feira uma resolução para proteger e preservar o patrimônio cultural do Iraque. A proposta foi dos governos da Alemanha e do Iraque.

Segundo o vice-secretário-geral da ONU, a "destruição da herança cultural testemunha uma forma de extremismo violento que busca destruir o presente, o passado e o futuro da civilização humana".

Creative Commons - CC BY 3.0 - Assembleia Geral adota resolução sobre proteção ao patrimônio cultural no Iraque

Perda para Humanidade

Jan Eliasson afirmou que o fato disso "estar acontecendo no momento no Iraque, berço da civilização da Mesopotâmia, representa uma perda não apenas para o povo iraquiano, mas para toda a humanidade”.

Ele disse ainda que outros países na região têm visto crimes semelhantes, mencionando o Afeganistão, a Síria e o africano Mali. Segundo Eliasson, a "destruição do patrimônio cultural em todo o mundo chegou a níveis inéditos".

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, falou a jornalistas depois da sessão.

Momento Importante

Irina Bokova disse que o "momento é importante" após adoção de "resolução do Conselho de Segurança sobre financiamento do extremismo e ações da Unesco e parceiros para combater o tráfico ilegal de objetos de arte".

Neste mês, Bokova, já havia pedido o fim imediato dos combates em Palmira, na Síria. Há relatos de que grupos extremistas armados entraram no local, declarado Patrimônio Mundial pela agência.
Síria

Citando ativistas, agências de notícias relataram que militantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, na Síria, tomaram controle quase que total da cidade de Palmira. Segundo as agências, há receios de que os militantes destruam ruínas antigas. Integrantes do grupo demoliram locais do mundo antigo no Iraque, incluindo Hatra e Nimrud.

De acordo com a Unesco, “Palmira contém ruínas monumentais de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique